Com Programa Férias Culturais, Prefeitura promove valorização da cultura e história da cidade

A programação do Férias Culturais, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, reuniu milhares de pessoas nas atividades Conheça São Luís, Passeio Serenata e Roteiro Reggae.

O mês de férias em São Luís contou com uma extensa programação da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Três edições do Conheça São Luís, uma do Passeio Serenata e uma do Roteiro Reggae levaram milhares de pessoas para o Centro Histórico, revitalizando ainda mais o espaço e oportunizando o desenvolvimento do comércio e da economia local por meio da exposição da cultura maranhense em passeios guiados pelas ruas da cidade. As atividades integraram a programação do Férias Culturais uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo que visa fomentar o turismo e garantir mais uma opção de lazer para ludovicenses.

Na edição dessa quinta-feira (26) do Conheça São Luís, o público se encantou com as interpretações de personalidades históricas como Benedito Leite, Ana Jansen, Baronesa de Grajaú, Catarina Mina e o casal Ana Amélia e Gonçalves Dias, todos com uma representatividade muito grande para a cultura maranhense. Além disso, a guia de turismo, Zildenide Barros, mostrou a todos cada detalhe importante do nosso Centro Histórico.

A administradora Auricélia Galvão, de Minas Gerais, veio visitar a cidade e encontrou a programação do evento na Central de Informações Turísticas, na Praça Benedito Leite, e já aproveitou para conhecer mais sobre a Ilha do Amor. “Uma programação linda, e tudo gratuito, eu tinha que vir! Avisei ao grupo que viajou comigo e todos toparam. A gente achou tudo muito encantador, os detalhes dos casarões, as especificidades de morar aqui. São todas informações muito interessantes”, explicou.

A secretária de turismo, Socorro Araújo, reforça que os eventos da Setur têm o objetivo de mostrar aos turistas e ludovicenses como São Luís é uma cidade repleta de riquezas. Ela acrescenta que ações como essa da gestão do prefeito Edivaldo despertam, tanto nos turistas quanto nos ludovicenses, o sentimento de valorização do local. “Nós temos que olhar para São Luís como uma cidade importante para o país. O nosso Centro guarda riquezas de séculos passados e nós o preservamos para que todos possar saber que aqui tem uma história, uma tradição e uma cultura viva”, explicou.

CONHEÇA SÃO LUÍS

O objetivo deste programa é oferecer a turistas e ludovicenses a oportunidade de conhecer melhor a cidade, cada detalhe da nossa riqueza material e imaterial. No meio da rota pelas ruas do Centro Histórico, personagens como Ana Jansen e Daniel de La Touche surgem e contam histórias da antiga São Luís, ressaltando as mudanças que a cidade já passou e tudo que ela preserva até os dias atuais.

ROTEIRO REGGAE

Pontos turísticos ou históricos que fazem referência ao reggae são o foco do Roteiro Reggae. Neste passeio, o público é levado a conhecer o estilo musical que deu a São Luís o título de capital brasileira do reggae e Jamaica Brasileira. Os locais representativos para a evolução deste estilo na capital são apresentados ao público. Durante o passeio, grupos de dança do ritmo acompanham os visitantes dando um clima diferenciado ao evento cultural.

PASSEIO SERENATA

O Passeio Serenata apresenta aos turistas e ludovicenses a história da capital maranhense, por meio de música, interpretações teatrais e informações de um guia de turismo. A concentração acontece na Praça Benedito Leite e um guia de turismo acompanha o público, que segue pelo Centro Histórico ao som de músicas regionais e que fazem parte do cancioneiro popular nacional..

PROMOÇÃO DO DESTINO

Além dos eventos em São Luís e em outros estados para fortalecer o setor do destino, a capital maranhense também é divulgada no meio digital por meio do site www.turismosaoluis.com, do aplicativo para Android e IOS, o ‘Turismo São Luís’, e os perfis nas redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis). Os perfis ressaltam as belezas da Ilha para os visitantes do país inteiro.

Deixe uma resposta