62 unidades disponíveis para vacinação em SL

Uma programação especial para o Dia D, na data 13 de maio, também foi preparado pela Prefeitura

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 26 de maio e avacina está disponível em 62 unidades da rede municipal. “Além disto, teremos uma programação especial no dia 13 de maio que será o dia D, mas quanto mais cedo a pessoa se vacinar, mais rápido ela fica protegida contra a gripe”, explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Helena Duailibe.

Na última quarta (19) e quinta-feira (20), a Semus montou um posto em sua sede especialmente para imunizar os trabalhadores da área da saúde, que foram incluídos pelo Ministério da Saúde entre os grupos prioritários da campanha. O objetivo é deixar esses profissionais imunizados para que tenham condições de atender à população.

Entre os 25 mil servidores da área da saúde que devem ser vacinados no município, a auxiliar Lucineide Azevedo justificou a necessidade de tomar a vacina. “Eu sempre procuro ir nos primeiros dias de campanha, porque acredito que nós, como profissionais da saúde, precisamos dar o exemplo”, disse.

Devem se vacinar doentes crônicos, idosos (60 anos ou mais), pessoas privadas de liberdade e funcionários de presídios, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças de seis meses até menores de cinco anos, indígenas e professores das redes privada e pública.

De acordo a Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Teresinha Lobo, a vacina não contêm organismos vivos e não induz doença. “Ela é contraindicada apenas para pessoas com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, para quem já teve a síndrome de Guillain-Barré e para quem apresentou complicações em doses anteriores”, explica.

Deixe uma resposta