Audiências de geração de mídias ocorrem a partir desta terça (25)

A partir desta terça, 25 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão inicia o processo de geração de mídias e de carga e lacre das 19.752 urnas eletrônicas do estado que serão utilizadas no dia 7 de outubro. Os eventos são públicos e regidos por Editais próprios afixados em cada zona eleitoral, conforme preveem os artigos 80 e 82 da Resolução TSE 23.554/2017.

Nas 6 zonas de São Luís (1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª e 89ª), a geração de mídias ocorre no dia 26 de setembro, entre 8h e 17h, e contará com a presença dos desembargadores Ricardo Duailibe e Tyrone Silva, presidente e corregedor do TRE-MA, que irão visitar, às 8h, o Fórum Eleitoral (localizado no retorno da Cohama, ao lado da loja TendTudo), onde serão feitas as atividades. Já as audiências de carga e lacre ocorrem entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, também entre 8h e 17h.

Gerar mídias consiste, basicamente, em copiar dados dos candidatos, eleitores e demais tabelas, bem como os programas que foram lacrados pelo TSE para as mídias (espécie de pen drive) para posteriormente carregarem as urnas eletrônicas.

Dar carga e lacre significa inserir nas urnas todas as informações dos candidatos que estão concorrendo. Após este procedimento, elas são lacradas e o seu uso fica programado para acontecer apenas no dia da eleição, a partir das 8h.

Tanto para a geração de mídias, como para a carga e lacre, a Justiça Eleitoral convida o Ministério Público, partidos políticos, candidatos e demais interessados.

Nestas eleições 2018, o Maranhão tem apto a votar 4 milhões 535 mil 492 eleitores em 217 municípios divididos em 15.830 seções de 5.742 locais de votação de 105 zonas eleitorais.

Anexo segue tabela com as datas das gerações de mídias e de carga e lacre de todas as zonas do estado.

Deixe uma resposta