Biblioteca da ESMAM abre acesso a estudantes e pesquisadores

O acesso é livre das 13h às 19h. A unidade possui acervo com cerca de duas mil obras, a maioria da área jurídica.

A partir desta segunda-feira (12), a Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo – da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) – estende o seu conjunto de serviços para atender aos estudantes e pesquisadores do Direito e áreas afins. A iniciativa integra as ações comemorativas do Dia do Bibliotecário.

O acesso é livre das 13h às 19h. A Biblioteca funciona na sede da escola judicial, situada à Rua Búzios s/n – Calhau, ao lado da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).

No caso de usuários que não integram o quadro do Judiciário estadual, o atendimento será restrito à consulta local e digitalização de conteúdos autorizados, não sendo permitido o empréstimo domiciliar de livros e periódicos.

ACERVO – A unidade especializada possui um acervo constituído por cerca de duas mil obras – livros e periódicos jurídicos, obras de referências, jornais, informativos, relatórios, multimeios, publicações oficiais e outros materiais.

Dispõe também de obras especiais, contemplando magistrados escritores, literatura maranhense em geral e outras áreas do conhecimento.

Atua interligada às bibliotecas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e do Fórum de São Luís, com automação de suas atividades técnicas, por meio do SIABI, compatível com padrões nacionais e internacionais da Biblioteconomia: MARC-21, ISO-2709, AACR2, ABNT e protocolo Z39.50.

EMPRÉSTIMOS – Para o público do Tribunal de Justiça, são permitidas cinco publicações por empréstimo, desde que não sejam obras de referência ou obras raras.

O prazo é de sete dias, podendo haver três renovações, caso a publicação não esteja sendo aguardada por outro usuário, exceto aos magistrados, que poderão fazer uso das obras pelo prazo de 15 dias úteis.

CATÁLOGO – Integram o catálogo de serviços ofertados à comunidade cadastrada:

1. Orientação à pesquisa e elaboração de referências
2. Organização das publicações com o selo editorial das Edições ESMAM
7. Gerenciamento do Banco de Sentenças do TJMA (acesso restrito a magistrados e analistas judiciários)
3. Levantamento bibliográfico
4. Consulta online ao acervo
5. Empréstimo domiciliar – restrito aos usuários cadastrados na biblioteca
6. Intercâmbio e empréstimo entre bibliotecas

TJMA.

Deixe uma resposta