Campanha de vacinação contra raiva animal é realizada em São Luís

A Prefeitura de São Luís e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza nesta sexta-feira (15) e sábado (16) mais uma etapa da campanha de vacinação contra raiva animal. A meta é vacinar 160 mil animais até o mês de abril, e mais de 50 mil animais entre cães e gatos já foram vacinados.

Na sexta-feira (15) as ações serão realizados nos bairros Vila Luizão, Divinéia, Sol e Mar, Brisa do Mar, Vila Litorânea, Planalto Anil II, Cohab IV, Turu, Chácara Brasil, Terra Livre, Parque Vitória, Habitacional Turu, Novo Angelim, Pão de Açúcar e Olho d’Água.

Já no sábado (16) equipes de endemias visitam os bairros do Jardim de Fátima, Cohab Anil I e II, Cohatrac I, II, III e IV, Residencial Primavera, Parque Vitória, Recanto Turu I, Jardim das Margaridas, Planalto Anil II e III, Itapiracó, Aurora, Santa Rosa, Bom Jardim, Turu, Forquilha e Residencial Canudos.

A campanha de vacinação antirábica está sendo realizada deste o início do mês de fevereiro, às sextas-feiras, das 13h às 17h, e aos sábados das 7h às 13h.

São Luís não registra casos de raiva desde 2013. Segundo a Semus, desde o início da campanha três áreas identificadas pela Unidade de Vigilância Epidemiológica (UVZ) já foram imunizadas. Dentre elas o Distrito Centro, com mais de 9,3 mil cães e gatos vacinados, o distrito Coroadinho, com mais de 22.500 animais imunizados e o distrito Bequimão com mais de nove mil doses aplicadas.

De acordo com a Unidade de Vigilância Epidemiológica (UVZ), a raiva é uma zoonose fatal que pode ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal que está contaminado. Quando isso acontece, os animais perdem a capacidade física e psíquica deixando o animal abatido, agressivo e irritadiço.

Não existe cura e nem tratamento para raiva. A doença só pode ser evitada com a vacinação do animal, que deve ser feita pela primeira vez aos quatro meses de vida, e depois anualmente. Os animais só não são imunizados caso estejam doentes ou no último mês de gestação.

Deixe uma resposta