Comemorações do Dia das Crianças movimentam rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís

Contação de histórias, brincadeiras e aprendizagem de forma lúdica foram realizadas esta semana em escolas da Prefeitura de São Luís e envolveram alunos, professores e pais de estudantes

Durante todo este mês de outubro, em que se comemora o Dia das Crianças, 12 de outubro; professores, coordenadores e gestores das escolas da rede municipal de São Luís estão realizando uma programação especial para as crianças. O projeto Carro Biblioteca, da Superintendência da Área da Educação Infantil da Semed, está com suas contadoras de histórias levando brincadeiras, jogos, músicas e muita diversão para os estudantes da creche e pré-escola. Também há outras atividades paralelas organizadas pelas Unidades de Educação Básica (U.E.Bs.), em parceria com pais e a comunidade escolar, levando teatro, fantoches, pintura de rosto, gincana e também aplicação de flúor para as crianças. As ações seguem orientação do prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, esclarece que o trabalho educativo e lúdico realizado pela gestão do prefeito Edivaldo nas escolas da rede sai ainda mais fortalecido depois de tantas atividades desenvolvidas no decorrer do mês das crianças. “Há um grande estímulo ao aprendizado com essas atividades. A ludicidade aguça o imaginário e assim a criança aprende brincando. Parabéns aos educadores que têm se empenhado firmemente nessa grande arte de educar. Nosso respeito e consideração pelo excelente trabalho desenvolvido”, assinala Moacir Feitosa.

BRINCADEIRA E CUIDADOS COM A SAÚDE

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Cecília Meireles, na Cidade Olímpica, cerca de 150 crianças participaram das ações de pintura no rosto e contação de histórias. Houve também aplicação de flúor, fantoches e algumas encenações teatrais promovidas por uma companhia de teatro de uma igreja evangélica da comunidade. A gestora geral, Danielle Castro Silva, conta que durante toda a semana foram realizadas atividades em comemoração ao mês da criança. Destaca que as professoras, além de desenvolverem a questão lúdica com contação de histórias infantis e brincadeiras em sala de aula, estão levando consciência de seus direitos, ensinando o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma lúdica.

Daniele também fala do banho de mangueira, já tradicional na escola, que todos os anos alegra as crianças. “Elas ficam eufóricas, perguntando quando vai ser o dia do banho de mangueira. Esta foi uma semana de festa, onde todas as crianças participaram, com o apoio dos pais e comunidade”, assegura. No encerramento das atividades da semana da criança na U.E.B. Cecília Meireles foi realizado um bailinho na quinta-feira (11), com a presença de alguns pais prestigiando os seus filhos. “Estou muito feliz com o resultado dos esforços de todos, pais, professores e instituições da comunidade que nos apoiaram. A todos o meu muito obrigada”, disse a gestora.

Na U.E.B. Cecília Meireles também houve distribuição de lembranças para as crianças, como máscaras de super-heróis para os meninos e tiaras decoradas para as meninas. Produtos confeccionados pelos professores com a ajuda de alguns responsáveis de alunos, como é o caso da artesã Raiane de Cássia Costa Pereira, de 25 anos, mãe de Paulo Henrique, 3 anos, e Pedro Sebastião, de 5 anos – ambos estudantes da escola.

“Gosto muito desta escola, do ambiente e de todos os funcionários. Aqui me sinto bem e sempre que eu posso eu coopero para o desenvolvimento de atividades que vão alegrar as crianças e também promover aprendizagem”, observa Raiane. Ela diz ainda que a escola Cecília Meireles é muito parceira da comunidade e afirma que as professoras fazem um excelente trabalho. “O meu filho mais velho, o Pedro, tem problemas fonoaudiológicos, e sou muito grata à escola por cuidar bem dele”, agradece a mãe artesã, que também fala da importância de ensinar as crianças de forma lúdica, despertando o imaginário delas.

A professora Ivaneide de Jesus Santos Neves, responsável pelos alunos de 3 anos da U.E.B. Cecília Meireles, afirma que todos os anos a escola faz festa para as crianças. Ela diz que os professores das classes de Educação Infantil da escola têm a preocupação de entreter as crianças com jogos e brincadeiras, que possam ensinar de forma lúdica. “Buscamos sempre realizar projetos e ações durante o ano para estimular o aprendizado de uma forma mais leve e que se traduza em riso e alegria, pois a maioria das nossas crianças são carentes até mesmo de afeto, dentro de uma comunidade onde é alto o índice de violência. Nos esforçamos não só para ensinar, mas também para dar atenção e carinho a cada uma delas”, assegura.

Cauã da Silva Nogueira, 6 anos, do Infantil II na U.E.B. Cecília Meireles, diz que gostou muito da programação da semana da criança na escola. “Está sendo tudo muito divertido. A professora pintou o meu rosto de Hulk. Ele é muito forte. É o meu super-herói favorito”, fala o estudante, que participou todos os dias da programação.

GINCANA DAS CORES

A U.E.B. Pedro Bertol, no Jaracaty, realizou a Gincana das Cores ao longo de toda a semana. A atividade envolveu estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, que se dividiram em equipes das cores vermelho, verde, azul e amarelo (a campeã). A competição foi dividida em duas fases, uma trabalhada em sala de aula, com a produção textual de cartinhas com pedidos de presentes das crianças para a data. Na segunda fase, as crianças participaram de competições no pátio da escola, tais como: estourar balão, dança da laranja, corrida de uma perna só, entre outras.

De acordo com o gestor Alan Jorge Berredo, este tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento das crianças. “A Gincana das Cores traz todos os elementos para a formação da criança. Trabalhamos desde o texto, a oralidade em sala de aula, até a coordenação motora, expressão corporal e principalmente a confraternização com as brincadeiras no pátio”, informa.

Para o estudante do 4º Ano, Jonhnnatan Silva, 11 anos, a semana foi de diversão. “Está sendo uma semana da criança muito boa, com todos brincando juntos”, disse. O estudante do 2º Ano, Diego Wesley, 8 anos, também estava animado. “Gostei muito de tudo, das brincadeiras, do lanche, dos brinquedos e da dança da laranja”, frisou.

Para a realização das atividades, a escola contou com a colaboração de amigos da escola e a parceria de instituições privadas como o supermercado Mateus, que doou os brinquedos, lanches e cestas básicas, e do Tribunal Regional Eleitoral, por meio do projeto TRE na Escola, do qual receberam kits escolares, além de muitas caixas de chocolate.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Em uma tarde de Contação de Histórias na U.E.B. Saraiva Filho, no Cajupe, na terça-feira (9), as crianças foram transportadas através da imaginação para o mundo de várias historinhas infantis, como Dona Baratinha; Os Três Porquinhos; Chapeuzinho Vermelho e tantas outras narrativas lendárias. A coordenadora pedagógica da escola, Isabel Fernandes, falou sobre a importância de explorar a imaginação das crianças.

“Em uma contação de histórias há muito aprendizado; desde a interação com os colegas até o fato de saberem ouvir as contadoras, esperar a sua vez para falar, respeitar a vez dos colegas, e compreender o começo, meio e final de cada história, mesmo sendo tão pequenos”, relata Isabel. A pequena Nátila Juliana, de 5 anos, disse ter adorado a história dos três porquinhos. “A tia fez a gente rir muito. Ela contou de forma bem engraçada”, falou Nátila. “Eu gostei da história da Dona Aranha, por que ela subia muito rápido na parede”, disse sorridente o estudante Pedro Lucas, também de 5 anos.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Na segunda-feira (8), a U.E.B. Miguel Lins realizou as primeiras atividades educativas em alusão ao mês das crianças. Por meio de uma oficina culinária, buscou ensinar as crianças a importância da alimentação saudável, de forma interativa, prática e, principalmente, divertida. O segundo momento do dia foi voltado ao lazer de todos, com a instalação de um pula-pula, com o objetivo de promover diversão e recreação. Ocorreram outras atividades durante a semana, como: banho de ducha, pintura lúdica na parede e entrega de brinquedos por motoqueiros da comunidade, parceiros da escola.

Silvia Teresa, coordenadora pedagógica da Miguel Lins, diz que todas as atividades lúdicas e pedagógicas realizadas esta semana foram escolhidas pelas crianças por meio de uma enquete. “A criança é o foco das nossas atividades e, portanto, deve ser a protagonista”, fala Silvia, observando que, para ela, o mais gratificante é o retorno das crianças, o carinho delas. A estudante Ana Clara, do Infantil II, disse que aprendeu muitas coisas com as atividades. “Estou gostando demais. Aprendi a fazer meu próprio lanche e me diverti muito”, conta.

One thought on “Comemorações do Dia das Crianças movimentam rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís

Deixe uma resposta