Complexo Industrial de Calcário de Formosa da Serra Negra deve gerar mais de 200 empregos

Diálogos do Governo do Estado iniciados em abril com a empresa Serra Negra Mineração LTDA, garantiram a instalação de um Complexo Industrial de Calcário e derivados na cidade de Formosa da Serra Negra, situada na região central do Maranhão. 

Diálogos do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), iniciados em abril com a empresa Serra Negra Mineração LTDA, garantiram a instalação de um Complexo Industrial de Calcário e derivados na cidade de Formosa da Serra Negra, situada na região central do Maranhão.

Para o secretário da Seinc, Expedito Rodrigues, o empreendimento fortalece as cadeias produtivas que dependem do calcário. “Essa implantação em Formosa garante maior competitividade ao Maranhão, considerando que, hoje, o calcário existente aqui vem de outros estados”, pontuou.

De acordo com Expedito Rodrigues, os empresários não precisarão pagar por um frete mais caro do que o produto. Além disso, a implantação desenvolve as cadeias produtivas locais e aumenta a oferta de emprego e renda aos maranhenses.

Os debates reuniram o prefeito do município de Formosa da Serra Negra, Janes Clei; um dos diretores da empresa, Samuel Tomaz e outros representantes do empreendimento. Na ocasião, foi evidenciado todo o potencial mineral nas fases de pesquisas do complexo, que vai abrigar diversas indústrias. Destas, a primeira será responsável pela produção de calcário para cimenteiras e siderúrgicas.

Com a instalação do complexo que teve o aporte de R$ 10 milhões, estima-se que sejam gerados aproximadamente 200 empregos diretos e indiretos em todo o processo. Durante as negociações – como tem acontecido com as demais empresas interessadas em se instalar no Maranhão por meio da Secretaria de Indústria e Comércio – a empresa se comprometeu em contratar mão de obra maranhense. Isso também abrange compras de bens e serviços, obedecendo as contrapartidas sociais do Governo.

Recuperação de estradas

A empresa já conta com todo o maquinário do primeiro investimento e se encontra impossibilitada de transportar até o local da mina, por conta da situação das estradas. Formosa da Serra Negra foi um dos munícipios mais afetados com o intenso período de chuvas no Maranhão, chegando a decretar situação de emergência. Na ocasião, o Governo do Estado manifestou apoio à construção de pontes e manutenção das estradas, ação que beneficiará a população e que agora também contribuirá para o desenvolvimento local.

“Este apoio do Governo beneficia não somente este novo empreendimento, mas, também, toda a população da zona rural que tem sofrido com estes transtornos”, disse o prefeito Janes Clei.

Deixe uma resposta