Definidos nomes para as comissões permanentes

Das 19 comissões temáticas, oito delas serão comandadas por vereadores novatos

A Câmara Municipal de São Luis definiu, nesta quarta-feira (5), os integrantes das dezenove comissões permanentes da casa. A relação das comissões com os nomes dos presidentes, membros e suplentes foi lida pelo chefe do legislativo durante a sessão ordinária. Das 19 comissões temáticas, oito delas serão comandadas por vereadores novatos.

A distribuição das vagas dos colegiados entre os 31 parlamentares foi feita pela Mesa Diretora em acordo com os líderes de partidos e ratificados por meio de eleição interna entre os integrantes dos colegiados.

Antes de definir a composição desses colegiados, a Mesa Diretora apresentou um projeto alterando essas comissões. De acordo com o documento, a antiga divisão era desproporcional às demandas da sociedade.

 

ATRIBUIÇÕES       

As comissões são grupos de parlamentares que opinam sobre os projetos em tramitação na Casa, orientando as votações no plenário. Esses colegiados também têm outras atribuições como realizar estudos, fiscalizar os atos do Executivo, promover visitas, audiências públicas e debates sobre temas de interesse da cidade.

NOVAS COMISSÕES

Para adaptar à nova realidade do parlamento, algumas comissões foram criadas ou tiveram que ser desmembradas. Temas relacionados a educação, cultura, saúde, esporte e trabalho, na antiga divisão, eram temas tratados por uma só comissão. Com o novo formato, os temas passam a ser tratados de forma individual.

Além das mudanças por assunto, as nomenclaturas de alguns desses colegiados também foram alterados. É o caso da Comissão de Transporte, Comunicação, Energia e Segurança que acumula muitos temas amplos e foi desmembrada. A Comissão passa agora a se chamar “Comissão de Mobilidade Urbana”.

Confira algumas Comissões

Constituição, Justiça, Legislação, Administração, Assuntos Municipais e Redação Final.

Presidente: Francisco Carvalho

Membros: Josué Pinheiro e Pavão Filho

Suplente: Edmilson Jansen

– Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio Municipal

Presidente: Dr. Gutemberg

Membros: Osmar Filho e Marquinhos

Suplente: Concita Pinto

– Educação

Presidente: Marquinhos

Membros: Ricardo Diniz e Prof. Sá Marques

Suplente: Beto Castro

– Saúde

Presidente: Umbelino Júnior

Membros: Genival Alves e Estevão Aragão

– Assuntos Metropolitanos

Presidente: Josué Pinheiro

Membros: Honorato e Estevão Aragão

– Segurança Pública

Presidente: Profº Sá Marques

Membros: Cezar Bombeiro e Estevão Aragão

Fonte: Câmara Municipal

 

Deixe uma resposta