Detran/MA promove 3ª Corrida Maio Amarelo na Avenida Litorânea

A proposta da corrida é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo

Largada na Praça do pescador.

A 3º edição da “Corrida Maio Amarelo” ocorreu neste domingo (19), na Avenida Litorânea, em São Luís. O evento é promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e faz parte do cronograma de atividades de promoção da campanha “Movimento Maio Amarelo 2019”, que traz o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. A proposta da corrida é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Detran-MA promove a Corrida do Maio Amarelo. Lícia Medine, coordenadora da “Eu Corro”, empresa responsável pela organização da corrida, deu mais detalhes sobre o objetivo do evento. “Associar a pratica esportiva à campanha do maio amarelo para conscientizar as pessoas a ter cuidado com o trânsito assim como eles tem cuidado com a saúde. A função da corrida é fazer com que eles pratiquem atividade física e com a ajuda do Detran fazendo uma campanha sobre os cuidados que se deve ter no trânsito, isso tudo casa muito bem.”

De acordo com a diretora do Detran-MA, Larissa Abdala, o público tem sido cada vez maior na campanha. “Essa é a terceira edição da corrida, sempre no mês de maio, como parte do calendário da programação do Maio Amarelo. É muito importante porque esse evento esportivo não é aberto só a servidores, ele tem 500 vagas para a sociedade. Este ano, essas 500 vagas se esgotaram em 1h e 40min, o que significa o engajamento também da sociedade acerca da campanha, levando no peito e levando pelo evento esportivo a mensagem da campanha. Nós já estamos estudando, para a 4ª edição, no ano que vem, que nos aumentemos de 500 para 1000 vagas, até porque foi realmente um tempo recorde, que nos surpreendeu o esgotamento de todas as inscrições.”

Os três primeiros colocados foram premiados com troféus nas categorias Geral, Colaborador Detran-MA e Portador de Necessidade Especial, masculino e feminino, nas provas de 5km e 10km. Também foram entregues medalhas de participação para todos que concluírem a prova.

Francisco Monteiro, engenheiro ambiental, participou da corrida e chegou em segundo lugar no percurso de 5km. Segundo ele, o evento tem grande importância como forma de conscientização. “A importância do evento é exatamente a nossa proteção no trânsito mesmo, dos corredores, das famílias… A gente tenta fazer isso tanto com as nossas equipes que trabalham com a gente, quanto com o pessoal que corre com a gente no Amigos da Corrida. Porque prevenindo na nossa família, nos amigos, a gente acaba se protegendo porque as pessoas respeitam os corredores, os ciclistas, respeitam a nossa sociedade em geral.”, disse o corredor.

Já Pablo Paes, estudante de Educação Física, que ficou em 1º lugar no percurso de 5km, fez um alerta: “nossa cidade tem muitos acidentes, muita imprudência. Inclusive nós, da área da corrida, no movimento de corrida, em São Luís, já sofremos muitos casos de acidente, inclusive aqui na própria Litorânea. É preciso ter mais consciência, os motoristas não devem ingerir bebida alcoólica de maneira alguma.

Participaram da corrida homens e mulheres a partir de 16 anos. Os percursos foram de 5km e 10km, ao longo da Avenida Litorânea.

Deixe uma resposta