Escola de Música do Maranhão promove concerto comemorativo de 45 anos

O evento acontece nesta quarta-feira (dia 29), a partir das 19h30, no Teatro Alcione Nazaré

Em comemoração aos 45 anos de fundação, a Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo vai apresentar um concerto de aniversário com recital de piano, coral, chorinho e orquestra. O evento acontece nesta quarta-feira (dia 29), a partir das 19h30, no Teatro Alcione Nazaré, que fica no Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho, centro histórico de São Luís.

O diretor da Lilah Lisboa, Zema Ribeiro, falou sobre a importância de comemorar o aniversário da escola. “O concerto é antes de tudo uma vitrine, em que qualquer pessoa pode assistir e ver ali professores, alunos, ex alunos, enfim, conferir ao vivo o trabalho que a escola de musica presta à sociedade ha 45 anos.”, disse ele.

O concerto conta com participação do pianista, regente e compositor Willame Belfort, das cantoras líricas Juliana Cutrim e Rose Nogueira do Coral Art-Canto, do Instrumental Tangará, do grupo Combo 363 e da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale. O evento terá como convidados especiais a soprano Lívia Berredo (ex-aluna da Emem), o barítono Magno Ferreira e da Orquestra Guajajaras.

A programação conta, ainda, com o concerto ‘Brasilidade’, nesta quinta-feira (30), da Banda Sinfônica Tomaz de Aquino Leite. Para esta apresentação, os ingressos já estão à venda no valor de R$ 10,00 na bilheteira do teatro.

“Esse ano a gente vai homenagear a falecida professora Olga Mohana, que foi uma das diretoras da escola ao longo dessa trajetória, e celebrar uma instituição de ensino do campo das artes, nesse momento em que as artes, a cultura, a música e o pensamento de maneira geral tem sofrido ataques constantes no Brasil, é valido de qualquer maneira.”, afirmou o diretor da escola.

Olga Mohana chegou a estudar canto na Universidade Federal da Bahia (UFBA) na década de 1950, seguindo os conselhos da mãe, ela também cursou Serviço Social (na Universidade Federal do Maranhão – UFMA), onde graduou-se em 1964, chegando a dar aulas e coordenar o Departamento de Serviço Social. Paralelamente, dava aulas de canto na Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo. Irmã do padre João Mohana, outro nome fundamental para a música do Maranhão, deixou um disco gravado, em que canta acompanhada da pianista cearense Mércia Pinto.

Deixe uma resposta