Flávio Dino entrega estrada, praça, Farol do Saber e assina convênios na Região dos Cocais

Um total de 87 quilômetros da MA-034 estão com nova pavimentação, resultado das ações do Programa Mais Asfalto. A estrada interliga o município de Buriti Bravo a Caxias e às localidades Brejo de São Félix e Café Buriti, na Região dos Cocais. Pela primeira vez em décadas a rodovia recebe melhorias beneficiando as comunidades e produtores agrícolas destes locais e circunvizinhas, além de interligar a municípios das regiões Leste e Sul do Maranhão. Em agenda no município de Buriti, neste sábado (24), a partir das 9h, o governador Flávio Dino entrega à população o trecho recuperado da estrada.

A rodovia Deputado Humberto Coutinho, nomeada pelo Governo do Estado em homenagem ao ex-presidente da Assembleia Legislativa, liga Buriti Bravo a Caxias, município do qual foi prefeito. A inauguração do trecho será na rotatória Sapucaia, a partir das 10h30. Antecipando a entrega da estrada, o governador assina ordem de serviço para a pavimentação da estrada vicinal que liga a MA-034 ao povoado Paiol do Centro; e ao meio dia, no entorno da praça José Costa Sobrinho, em Parnarama, integrando as ações do Mais Asfalto.

O Mais Asfalto recupera e constrói ruas e avenidas em ações que contemplam drenagem, pavimentação e sinalização de estradas, ruas e avenidas dos municípios maranhenses e tem como diferencial ser realizado em parceria com as gestões municipais. “O programa, em suas várias etapas, está gradativamente alcançando todo o Maranhão, principalmente aqueles que estavam abandonados, e vias que nunca receberam qualquer melhoria”, pontua o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

Em apoio à rede pública de ensino e às ações educativas de leitura, o governador Flávio Dino entrega o Farol do Saber Aricéya Moreira Lima da Silva. O prédio foi construído na gestão passada, mas nunca chegou a funcionar. Os anos fechados deterioraram o espaço, que agora, na gestão atual, foi recuperado e será aberto aos estudantes e à comunidade.

O Farol recebeu piso, janelas, forro e teto novos reforço da estrutura da marquise, reforma do banheiro, pintura total, instalação de novos corrimãos e restauração de pontos de corrosão, instalações elétricas e hidráulicas novas, execução de paisagismo externo e novas estantes.

A biblioteca foi completamente reformada, climatizada, ganhou recursos de acessibilidade e acervo multidisciplinar com 350 títulos, doados pelo sistema estadual de bibliotecas públicas, organização vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Na ocasião, foi assinado Termo de Cooperação Técnica entre Governo e Prefeitura para gestão compartilhada da biblioteca.

A obra, que durou dois meses e teve recursos de R$ 95 mil e foi conduzida pela ação parceira das secretarias da Educação (Seduc) e Sectur. A solenidade de inauguração será na sede do Farol do Saber, à Rua Astolfo Serra, Centro, às 12h15. A agenda em Buriti Bravo terá ainda entrega da Unidade Básica de Saúde, que foi reformada; e mais ações do Mais Asfalto nos bairros Incoma e Centro.

Governador segue para o povoado Café do Buriti para vistoria nas obras de pavimentação da MA-282; e assinar convênio com a prefeitura para urbanização da Avenida Principal e Rua Pau Brasil. A solenidade será às 14h30, no entroncamento do povoado Café Buriti com a estrada de Lagoa do Mato. A agenda encerra em Passagem Franca, com assinatura de convênio com a prefeitura para revitalização da praça central da cidade. O convênio é da ordem de R$ 2 milhões e será firmado em cerimônia na avenida Dr. Wilson, no bairro Aeroporto.

Deixe uma resposta