Flávio Dino faz entrega histórica de 28 escolas em um mês

Ações de cidadania e desenvolvimento social marcaram a agenda do governador Flávio Dino na região da Baixada Maranhense, nesta sexta-feira (29).

Ações de cidadania e desenvolvimento social marcaram a agenda do governador Flávio Dino na região da Baixada Maranhense, nesta sexta-feira (29). Durante todo o dia, as cidades de Viana, Olinda Nova e São Bento foram contempladas com a entrega de Restaurante Popular, Escolas Dignas, Projeto Maranet, Diques da Produção, fardamento escolar e kits de irrigação.

Na cidade de Viana, Flávio Dino entregou o 25º Restaurante Popular da gestão. A nova unidade fica no bairro Citel e vai oferecer 1 mil refeições no almoço, ao custo de R$ 2 cada. Para fortalecimento da agricultura familiar, produtores rurais receberam simbolicamente um canal no povoado Sacaitaua, estrutura que integra o programa Diques da Produção, e dois kits de irrigação para produtores da regional, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).

A agenda seguiu em Olinda Nova, onde o Governo do Maranhão alcançou a marca histórica de ter entregue 28 Escolas Dignas em um mês. Lá, os 120 alunos matriculados na rede estadual receberam o Centro de Ensino José Ribamar Santos Silva, a unidade conta com seis salas climatizadas, biblioteca, refeitório, diretoria, sala de informática e pátio. A obra foi realizada pelo programa Escola Digna do Governo do Estado.

“Com essa entrega, batemos um novo recorde. São 28 escolas, entregues apenas no mês de junho, entre escolas novas, reformadas e reconstruídas, mostrando a prioridade verdadeira que nós estamos atribuindo à educação”, afirma o governador Flávio Dino.

Os alunos de Olinda Nova também receberam mais de 1.200 fardamentos escolares e a garantia da pavimentação, em blocos de concreto conhecidos como bloquetes, da área em frente à nova escola e de um ponto do Projeto Maranet para atender à cidade com internet de graça.

Caique Chagas, de 15 anos, é aluno do 2° ano do ensino médio e destaca a importância dos investimentos em educação. “Sempre acompanhei na imprensa o que vinha sendo feito pelo Governo, mas nunca imaginei que iria chegar tão perto de mim, ao meu município. É muito bom saber que não só eu, mas que meus filhos e meus netos terão um prédio digno para estudar”, conta o estudante.

O governador assinou, ainda, o convênio para iluminação pública da MA-014, no trecho que vai do portal de entrada da cidade até a Praça do Viva.

“Nós temos muitas ações do Governo dentro de nosso município. Foram viaturas, ambulância, Mais Asfalto, Escolas Dignas e muitas outras ações que só nós fazem felizes e agradecidos por contar com o Governo do Estado”, explica o prefeito de Olinda Nova, Edson Costa, também conhecido como Costinha.

Outra ação foi a entrega da primeira etapa de um canal no povoado Loreto, que se junta aos outros 17 já construídos pelo Governo do Estado com o programa Diques da Produção.

Agricultores como seu Antero Santos da Costa, de 60 anos, estão orgulhosos em mostrar o que mudou com o Diques.

“Antes, passava o período chuvoso e a gente ficava sem saber o que fazer, só olhando o nível de água baixar e sem ter de onde tirar a água para a plantação, para a pesca e para os animais se alimentarem, mas agora já dá para sentir a diferença. É um sonho realizado e a certeza que mesmo no período de seca, nos teremos de onde tirar água”, conta o agricultor.

As estruturas vão possibilitar a criação de peixes e plantações de banana, juçara, goiaba, caju e outros tipos de frutas, além de garantir fonte de água durante o período de estiagem.

São Bento

Em São Bento, a Fazenda Escola está virando o maior Campus no interior do estado da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), vocacionado para as Ciências Agrárias. O governador inaugurou, também, o primeiro prédio dos sete que estão sendo construídos. Esse prédio engloba o centro administrativo e a biblioteca do novo campus da UEMA. Ainda este ano, será feito o vestibular para o campus, que já em 2019 terá cerca de 500 estudantes.

Outra ação importante para a área da educação em São Bento foi a inauguração da escola de Ensino Médio no Quilombo Damásio, a primeira unidade escolar da comunidade, que foi acompanhada da entrega 1.180 fardamentos.

Na área da segurança, a população de São Bento agora conta com um Complexo Policial. A entrega dos prédios que compõem o complexo foi acompanhada por membros das Polícias Militar e Civil. Com o trabalho articulado, a população já consegue sentir mudança nos índices de criminalidade. O trabalho que agora é executado de forma mais ágil conseguiu reduzir em 80% os índices de crimes.

Deixe uma resposta