Flávio Dino prioriza acesso à educação superior em 1ª reunião do Conselho Universitário do Maranhão

O Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) é fruto de projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa. A criação do Conselho é mais um dos compromissos de governo registrados na Justiça Eleitoral e cumpridos pela atual gestão. 

Nesta quarta-feira (6), foi realizada no Palácio dos Leões a primeira reunião do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni). A sessão, que marcou a posse dos integrantes do órgão colegiado, também foi utilizada para o estabelecimento das pautas prioritárias que serão viabilizadas a partir da parceria entre o Governo do Estado e as instituições.

O governador Flávio Dino, que presidiu a sessão, falou do acesso ao ensino superior como um dos temas mais importantes a serem discutidos e assegurados pelo Conselho.

“De forma geral, queremos discutir o tema do acesso à graduação e à pós-graduação e buscar quais são as formas que podemos atuar juntos para abrir ainda mais portas, mais possibilidades, ir para próximo das pessoas”, afirmou o governador.

Também estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (David Telles); os reitores Gustavo Pereira (UEMA), Elizabeth Fernandes (UemaSul); Roberto Brandão (IFMA), Johnatan Almada (IEMA); Saulo Henrique (Uniceuma), além dos presidentes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira, o conselho é um fórum que poderá ampliar as possibilidades do ensino superior no Maranhão.

“Um Conselho que era aguardado há bastante tempo e o Governo se integra a essa iniciativa. É um ponto de convergência de propósitos institucionais e de governo para que possamos alinhar as nossas estratégias às do Governo e ao que o povo do Maranhão precisa”, comentou.

A UEMA, mantida pelo Governo do Estado, recebeu nos últimos três anos investimentos de mais de R$ 50 milhões. E a expansão dos campi culminou na criação de uma nova universidade estadual, a UemaSul, que atende toda a Região Sul do estado.

Conselho

O Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) é fruto de projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa. A criação do Conselho é mais um dos compromissos de governo registrados na Justiça Eleitoral e cumpridos pela atual gestão.

O propósito do Conuni é integrar universidades e faculdades no esforço de universalização do ensino, bem como na produção de ciência e tecnologia adequadas ao novo projeto de desenvolvimento do Maranhão.

Deixe uma resposta