Gasmar distribui gás natural em volume máximo a partir desta terça-feira (5)

A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) voltou a distribuir em volume máximo neste mês de junho. A distribuição de gás natural atende demanda de Geração Termelétrica do Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes. 

A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) voltou a distribuir em volume máximo neste mês de junho. A distribuição de gás natural atende demanda de Geração Termelétrica do Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes. A Eneva, responsável pelas termelétricas do Complexo, havia programado a retomada da operação de todas as usinas para o dia 05 de junho.

Às 8:00 horas, as termelétricas Maranhão IV, Maranhão V, Nova Venécia II e Parnaíba IV foram sincronizadas, com geração maximizada. O gerente de Operação e Manutenção da Gasmar, Gabriel Nascimento, prevê que seja distribuído, por dia, o volume aproximado de sete milhões de metros cúbicos.

“A retomada das operações geralmente ocorre com o fim do período chuvoso”, diz Nascimento. “Devemos operar na capacidade máxima no período de junho a dezembro, de acordo com o histórico recente”, completa ele.

A geração termelétrica a gás natural produz energia a um custo mais baixo que as térmicas convencionais. É, portanto, uma alternativa econômica de complementação energética para abastecer o país.

O Diretor Presidente da Gasmar, Artur Cabral, destaca que o gás natural também é menos poluente. “O gás natural é um redutor de custo e polui 25% menos que os demais combustíveis fósseis”, afirma.

A Gasmar tem a concessão para distribuir o gás natural no Maranhão, que atualmente, é o 2° maior produtor de gás natural onshore (campos terrestres) do Brasil e responde por cerca de 7% da produção nacional de gás natural.

Deixe uma resposta