Governo adota medidas para manter abastecimento no Maranhão

Os serviços essenciais, tais como policiamento, ambulâncias, transportes coletivos, terrestre e hidroviário, estão assegurados, e os órgãos públicos trabalham para manter a normalidade no atendimento.

O governo estadual está adotando medidas para garantir o abastecimento no Maranhão, comprometido por conta da crise federal dos combustíveis, causada por uma paralisação dos caminhoneiros em todo o país. Os serviços essenciais, tais como policiamento, ambulâncias, transportes coletivos, terrestre e hidroviário, estão assegurados, e os órgãos públicos trabalham para manter a normalidade no atendimento.

O governo informa ainda que nenhum aumento de preço abusivo e injustificado, se comprovado, será tolerado. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, configuram-se como práticas abusivas a exigência de vantagem manifestamente excessiva e a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa. Para evitar qualquer tipo de abuso, equipes de fiscalização do Procon-MA estão nas ruas fazendo vistorias nos postos de combustíveis.

Até o momento, a greve dos caminhoneiros não prejudicou o abastecimento e o atendimento das unidades da rede estadual de saúde. No Porto do Itaqui, o recebimento de combustíveis não foi afetado pela paralisação, já que a operação é feita por via marítima. Todos os tanques de armazenamento localizados no Itaqui estão abastecidos. As atividades escolares na rede estadual funcionaram normalmente nesta sexta-feira (25), e a possibilidade de suspensão das aulas será avaliada pela Seduc até segunda-feira (28).

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) está promovendo reuniões com o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) e as empresas que realizam a travessia do ferry boat, entre os terminais Ponta da Espera e Cujupe. O objetivo é a manutenção da logística necessária para que o abastecimento de combustível seja preservado. A ações necessárias para garantir o transporte público serão estabelecidas até que a normalidade no fornecimento de combustíveis seja restabelecida.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) esclarece que não haverá perdas ou interrupções em relação aos trabalhos prestados pelas Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. A Secretaria dispõe de um plano logístico para o abastecimento das viaturas, de modo a garantir que os trabalhos das Forças de Segurança não sejam prejudicados.

One thought on “Governo adota medidas para manter abastecimento no Maranhão

Deixe uma resposta