Governo realiza mutirão de cirurgias oftalmológicas para pacientes de Pedreiras e região

Moradores da Região Médio Mearim estão sendo beneficiados com um mutirão de cirurgias oftalmológicas. A ação busca reduzir a espera por este tipo de procedimento na região e promover qualidade de vida aos cidadãos.

Moradores da Região Médio Mearim estão sendo beneficiados com um mutirão de cirurgias oftalmológicas. A ação, nesta sexta (12) e sábado (13), busca reduzir a espera por este tipo de procedimento na região e promover qualidade de vida aos cidadãos. A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, beneficiará 11 cidades que integram a Regional de Saúde de Pedreiras.

No primeiro dia serão realizadas 464 consultas e avaliações para diagnóstico de catarata, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma e exames específicos como tonometria, mapeamento de retina, ceratometria, biometria ultrassônica, microscopia especular e ultrassonografia do globo ocular. E, ainda no fim de semana, os pacientes com recomendação médica de cirurgia serão operados.

Para o diretor da Regional de Saúde de Pedreiras, Marcos Louro, a frequência de ações de saúde realizadas pelo público estadual agiliza o tratamento dos usuários do SUS no interior do estado. “Essa ação é muito importante. Com o mutirão conseguimos diminuir as filas e proporcionar saúde de qualidade a população”, explicou o diretor.

O mutirão beneficiou moradores de vários municípios, como é o caso de Raimundo Damasceno, morador de Pedreiras. “Esse mutirão vem beneficiar toda a população de Pedreiras e a gente tem muita confiança de que vai melhorar muito a nossa vida. Eu estou muito feliz em poder ter a chance de melhorar minha visão”, contou.

Maria Anchieta Ribeiro, moradora do município de Pedreiras, elogiou a rapidez do atendimento e a qualidade do serviço oferecido. “Eu quero dizer que é muito bom. Os médicos me trataram bem. Só tenho que agradecer ao governador por não ter esquecido do povo de Pedreiras”, disse.

O mutirão também superou as expectativas de Raimunda Mesquita. “É muito bom ter um serviço desses de graça. Uma cirurgia dessa é muito cara. Fui muito bem tratada por todos e estou muito feliz”, elogiou.

Além de Pedreiras, os pacientes encaminhados dos municípios de São Raimundo, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande, São Roberto, Poção de Pedras, Lago do Junco, Bernardo do Mearim e Esperantinópolis também estão sendo contemplados pelo mutirão de cirurgia oftalmológicas.

Dados da Catarata

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer.

Deixe uma resposta