Festival Guarnicê: edição 2017 terá homenagem a Lima Duarte

A programação contará com mostras competitivas e não competitivas, exposições e lançamentos

Entre os dias 2 a 10 de junho, será realizada a 40ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que conta com 400 filmes inscritos.

Para a realização do evento, 37 filmes foram selecionados para competirem, entre seis longas e 18 curtas nacionais e 13 produções maranhenses.

Outro destaque da programação é a homenagem ao ator Lima Duarte – considerado um dos melhores atores da televisão e do cinema brasileiro – , que promete ser um dos marcos da atual edição do Festival Guarnicê de Cinema, que hoje é o quarto festival mais antigo do país.

O melhor longa nacional receberá o Troféu Guarnicê, além de uma premiação no valor de R$ 23 mil, dedutíveis de impostos. Já o melhor curta nacional ganhará o Troféu Guarnicê, além do valor de R$ 12 mil, também dedutíveis.

O Prêmio Assembleia para melhor filme realizado por maranhenses outorgará uma premiação em dinheiro no valor de dez salários mínimos, também dedutíveis de impostos.

As atividades do festival serão realizadas no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Cine Teatro da Cidade (Roxy) e na sede provisória do Departamento de Assuntos Culturais (Proexce) da UFMA, na rua Humberto de Campos, 174, Centro.

A programação contará com mostras competitivas e não competitivas, exposições e lançamentos.

O Festival Guarnicê de Cinema é um dos mais antigos festivais de cinema e vídeo do Brasil e foi criado em 1977, com o nome de Jornada Maranhense de Super 8. Ele é realizado em São Luís e é promovido pelo Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, recebendo competidores de todo o Brasil.

 

Fonte: Site Volts

Deixe uma resposta