IEMA é ampliado em Axixá, Mirinzal inaugura Maranet, e Icatu recebe Mais Asfalto

O governador Flávio Dino fez uma série de entregas nas cidades de Axixá, Icatu, Mirinzal nesta quarta-feira (4).

O governador Flávio Dino fez uma série de entregas nas cidades de Axixá, Icatu, Mirinzal nesta quarta-feira (4). Entre elas, está a ampliação da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em Axixá, que oferece ensino profissionalizante aos alunos do ensino médio.

Isso significa que os alunos saem com o diploma regular e também prontos para o mercado de trabalho.

Inaugurado em 2017 o prédio de Axixá já contava com quatro salas de aula, auditório, refeitório, diretoria, sala dos professores, salas administrativas e laboratórios de informática, biologia, matemática e física. O prédio atende a estudantes não só do município de Axixá, mas também dos vizinhos: Rosário, Morros, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino e Icatu.

Agora o prédio do IEMA de Axixá conta com mais um bloco com banheiros masculinos e femininos acessíveis, 12 novas salas de aula, equipadas com mobiliários novos, data show e escaninhos.

A Unidade Plena de Axixá tem 320 estudantes matriculados, em turno integral (manhã e tarde), em cursos profissionalizantes nas áreas de Guia de Turismo, Informática, Eletrotécnica e Serviços Jurídicos. De acordo com a gestora geral do IEMA de Axixá, Lea Cristina Paixão, com a ampliação, a expectativa é iniciar o ano de 2019 com mais de 450 estudantes.

“Nossa expectativa com essa ampliação é que tenhamos ainda mais conforto. Nossa unidade já é bastante procurada por pais e responsáveis. No início deste ano já superamos todas as expectativas de matrículas e agora estamos felizes por poder receber ainda mais estudantes, dessa forma integral e profissionalizante e integrada ao Ensino Médio, com conforto e espaços adequados e de qualidade”, disse ela.

Para o estudante da 2ª série do Ensino Médio Profissionalizante em Informática Samuel Santos, 16 anos, a unidade escolar propicia mais aprendizado e principalmente, qualificação profissional: “Eu, inclusive, já viajei para outros estados representando o Maranhão em disputas nacionais de robótica e competições e informática. Essas são oportunidade que, se não fosse o IEMA, eu não teria”.

Em Axixá, Flávio Dino também entregou uniformes para alunos da rede pública estadual.

Mirinzal

Na cidade de Mirinzal, o governador entregou um novo ponto da Maranet, deu início a novas obras do Mais Asfalto, distribuiu fardamentos para alunos da rede estadual e fez a entrega simbólica do Canal no Povoado Estiva.

O Maranet permite conexão gratuita com a internet para até 200 pessoas ao mesmo tempo. “É uma inovação muito boa”, diz a estudante Cleice Vieira.

Flávio assinou a ordem de serviço para o início de uma nova etapa das obras do Mais Asfalto com investimento de R$ 1,5 milhão; e outros R$ 500 mil serão destinado em breve. O prefeito Jadilson lembrou que o governador já havia entregado outras obras na cidade, como uma nova escola.

“E agora a gente pode ver as máquinas do Mais Asfalto trabalhando, várias ruas vão ser beneficiadas. E recebemos também a notícia de que vamos ser contemplado com mais ruas”, disse o prefeito.

Flávio Dino lembrou que a presença do Governo do Estado na cidade tem sido reforçada desde 2015, com escola, equipamentos agrícolas, ônibus escolar e outras ações. Nesta semana, foi paga a primeira parcela do pagamento da construção do novo estádio.

Icatu

Na cidade de Icatu, Flávio Dino inaugurou outro ponto do Maranet, entregou 3.310 fardamentos e vistoriou obras do Mais Asfalto.

“Vamos alcançar os 217 municípios do Maranhão com o Programa Mais Asfalto, que com certeza vai melhorar muito as condições de trânsito nesses municípios e a vida da população no dia a dia”, comentou o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

Deixe uma resposta