Inmeq-MA fiscaliza e recolhe brinquedos em São Luís

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) recolheu centenas de brinquedos irregulares nos comércios de São Luís e Paço do Lumiar.

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) recolheu centenas de brinquedos irregulares nos comércios de São Luís e Paço do Lumiar. O trabalho faz parte da Operação Dia das Crianças, que começou esta semana em todo o país. O Inmeq-MA é um órgão delegado, no Maranhão, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que é uma autarquia federal.

A fiscalização, que começou segunda-feira (02), termina nesta sexta-feira (06). Os fiscais percorreram, até o momento, lojas do Centro da Cidade e da Cohab, em São Luís e do conjunto habitacional Maiobão, em Paço do Lumiar. Centenas de brinquedos irregulares foram recolhidos por estarem sem a certificação do Inmetro ou com selo irregular.

O Inmeq-MA alerta aos pais para terem muita atenção na hora de escolher os brinquedos para seus filhos. “O selo do Inmetro, informações sobre material e indicação da idade são itens obrigatórios para brinquedos utilizados por crianças e adolescentes até 14 anos”, alerta o diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias.

Todo brinquedo comercializado no país, seja nacional ou importando, deve ter certificação do Inmetro. O Inmeq-MA já fiscaliza este tipo de produto no dia a dia. Esta semana, a fiscalização foi intensificada em razão do Dia da Criança. O objetivo é retirar os produtos irregulares do mercando que oferecem riscos à segurança das crianças.

Deixe uma resposta