Mais 1.500 novos Cheques Minha Casa serão entregues neste sábado (26)

Neste sábado (26), chega a 6.246 o número de famílias beneficiadas pelo Governo do Maranhão com o programa Cheque Minha Casa. O governador entrega, às 15h, no Ipem, 1.500 novos cheques no valor de R$ 5 mil destinados a melhorias e reformas nos lares das famílias contempladas na Grande Ilha.

Antes disso, outras 746 famílias já foram beneficiadas neste mês com recursos para reconstruir moradias afetadas fortemente pelas chuvas. O governador Flávio Dino entregou os Cheques Minha Casa em Trizidela do Vale, Pedreiras e Tuntum.

Cheque Minha Casa

O programa, que é executado pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), passou por uma mudança específica para atender as famílias desabrigadas, permitindo a compra de móveis e eletrodomésticos essenciais, além da própria reconstrução das moradias.
Na última entrega, foram beneficiadas famílias que participaram do cadastro realizado em 2017.

“Temos um cadastro de mais de 52 mil pessoas e, de acordo com a lei, priorizamos idosos e pessoas com deficiência no ano passado. E agora passamos às famílias que se enquadram no perfil socieconômico exigido pela ação”, explica Flávia Alexandrina.

O perfil inclui famílias carentes com renda de até três salários mínimos, e, além de ajudar na reforma dos lares, ainda movimenta a economia e gera renda no mercado local. “Gera um benefício social muito grande, as pessoas realizam sua obra com mutirão, autoconstrução, há uma movimentação na renda. Isso é um dos objetivos, dinamizar a economia, elevar o emprego e trabalho nas lojas de material de construção, além de melhorar a qualidade das moradias”, acrescenta a secretária.

Deixe uma resposta