Mais de 2 mil jovens de 42 cidades tiveram acesso a turismo educativo com o Tour Jovem Cidadão em 2017

Foram sete meses com 27 edições, que possibilitaram mais de 190 visitações ao Palácio dos Leões, Biblioteca Benedito Leite, Casa do Maranhão, Casa de Nhozinho, Centro de Pesquisa e Arqueologia, Forte de Santo Antônio e pôr do sol do Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia. 

Com olhos curiosos e brilhando de alegria, 2.010 jovens de 42 municípios tiveram a oportunidade de descobrir os espaços que integram o roteiro de visitas do Projeto Tour Jovem Cidadão em 2017.

Foram sete meses com 27 edições, que possibilitaram mais de 190 visitações ao Palácio dos Leões, Biblioteca Benedito Leite, Casa do Maranhão, Casa de Nhozinho, Centro de Pesquisa e Arqueologia, Forte de Santo Antônio e pôr do sol do Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia.

O Tour Jovem Cidadão é realizado pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado da Juventude (Seejuv), dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur) e do Desenvolvimento Social (Sedes), além da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude.

O projeto tem como principal objetivo proporcionar aos jovens maranhenses o acesso a equipamentos históricos, culturais, artísticos, turísticos e de lazer de São Luís, como museus, teatros, bibliotecas e casas de cultura. A ideia é contribuir para a formação cultural e o pertencimento histórico e étnico-racial desses adolescentes.

Última edição do ano
A última edição do projeto aconteceu nos dias 15 e 16 deste mês, com 90 estudantes de Bacabal, São Mateus e Urbano Santos. Os jovens tiveram uma verdadeira aula de cultura, história e identidade maranhenses, a partir da visita a equipamentos culturais e turísticos de São Luís.

A visitação teve início às 11h do dia 15, quando os estudantes tiveram acesso ao rico acervo cultural do Palácio dos Leões, sede do Governo, e conheceram as relíquias da história política do estado. O roteiro seguiu no período da tarde pela Biblioteca Benedito Leite, Casa do Maranhão e Centro de Pesquisa e Arqueologia.

O passeio do dia 15 foi finalizado com uma visita ao Forte de Santo Antônio e com a bela vista do pôr do sol proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia. Já no 16, o roteiro continuou às 8h, quando os estudantes conheceram a Praia do Calhau, encerrando, assim, a 27ª e última edição do Tour Jovem Cidadão em 2017.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destacou os resultados alcançados pelo projeto: “Concluímos nesse fim de semana o Tour Jovem Cidadão 2017 com um saldo muito positivo, tendo beneficiado mais de 2 mil jovens de 42 municípios”.

“Esses jovens tiveram uma experiência que congrega história, cultura, lazer e muito aprendizado, proporcionando-lhes descobrir e o encantamento cultural pela história do nosso Maranhão”, acrescentou Tatiana.

Os jovens de Urbano Santos eram só empolgação, com participação garantida na ação graças a um pedido da professora Ecliane Santos ao governador Flávio Dino. “Primeiro quase não acreditei que um pedido que eu fiz diretamente para ele pelo Facebook fosse ser atendido”, disse a educadora. “Isso é de uma importância tão grande para esses jovens, para a construção da personalidade enquanto cidadãos maranhenses, da formação cultural e social. Para nós é uma honra estar participando após ter nosso pedido atendido pelo governador”, completou.

Direito garantido
O governador Flávio Dino recebeu os participantes da última etapa do Tour Jovem Cidadão no último dia 15 e garantiu que a ação vai continuar em 2018, quando um novo edital será lançado e os municípios poderão se inscrever. Dino também ressaltou a importância do projeto como garantia de direitos para a juventude maranhense.

“Isso aqui é um direito. Lazer é um direito, cultura é um direito. Então esse projeto não é nenhum favor nosso. Estamos apenas abrindo as portas para que vocês exerçam um direito constitucional”, destacou o governador.

Dos 35 estudantes de Urbano Santos que vivenciaram o dia de turismo educativo em São Luís, Wellington Fragoso, de 16 anos, falou da emoção e felicidade em ser um dos escolhidos para participar da ação.

“É uma emoção muito grande estar aqui hoje, é uma realização de um sonho. Nunca tínhamos vindo para São Luís, visitados tanto lugares bonitos e ido à praia. Então queremos agradecer a todos que nos receberam, em especial o governador pela acolhida e pelas palavras”, disse.

De Secap.

Deixe uma resposta