Mais Saúde Criança realiza mais de 9.500 atendimentos durante final de semana

A terceira edição do Mais Saúde Criança, realizada pelo Governo do Maranhão, ocorreu durante o sábado (23) e domingo (24), no Centro de Especialidades Médicas do Diamante.

A terceira edição do Mais Saúde Criança, realizada pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Saúde, ocorreu durante o sábado (23) e domingo (24), no Centro de Especialidades Médicas do Diamante, conhecido como Hospital Pam Diamante, em São Luís. No total, 9.529 atendimentos de saúde alcançaram crianças e mamães.

O Projeto Mais Saúde Criança, idealizado pelo governador Flávio Dino, fortalece a assistência em saúde para os pequeninos. “Todo final de semana o Governo do Estado garante o atendimento especializado às crianças dentro do Pam Diamante. A medida diminui o tempo de espera por consultas com pediatras na Região Metropolitana e facilita o acesso das crianças aos especialistas”, explica o coordenador do projeto, Sandro Monteiro.

Nesta edição, 366 crianças passaram por consultas com pediatras, 359 mamães estiveram com ginecologistas, 698 medicamentos foram ofertados gratuitamente pela assistência farmacêutica e 5.507 exames laboratoriais realizados. Além disso, consultas com dermatologistas, atendimentos com serviço social, avaliação nutricional, coleta de preventivo, testes rápidos e vacinação totalizaram os 9.529 procedimentos durante o Mais Saúde Criança.

Thalia Paz, mãe de Thiago Henrique, com 1 anos e 6 meses, viajou da cidade de Morros para a capital maranhense para consultar o filho com médico pediatra durante o Mais Saúde Criança. “Meu filho está com diversas alergias e lá no interior é difícil conseguir consultas com rapidez. Viemos até aqui e numa manhã e ele fez a consulta, foi encaminhado para o alergista e recebi a medicação inicial de graça. Tudo no mesmo lugar”, contou.

A dona de casa Jadna Reis descobriu a ação através de um grupo de mães. Ela aproveitou a ação do final de semana para atualizar a caderneta de vacinação do filho, Jhonathan Reis, de 8 anos. “Depois de vacinar, eu vou levar no pediatra e dermatologista. Ele está com uma saúde ótima, mas apareceram algumas pequenas manchas no rosto, é bom investigar”, disse preocupada.

Enquanto aguardam a consulta, os pequenos contam com uma área de recreação para interagir com outras crianças e brincar de pintura.

Mais Saúde Criança

O atendimento do Mais Saúde Criança acontece sábados, das 8h às 17h, e domingos, 8h às 12h, no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – Pam Diamante.

Todo final de semana estão sendo disponibilizadas consultas com ginecologista, pediatra, dermatologista, além da realização de exames preventivos, atualização da carteira de vacinação e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A população pode realizar, também, testes rápidos (sífilis, HIV/Aids e hepatites virais), serviços de enfermagem (aferição de pressão e teste de glicemia), serviço social e receber medicamento gratuito pela assistência farmacêutica no local da ação.

Deixe uma resposta