Morador passou 8 anos refazendo antiga “ponte” da Juçara com troncos de árvore

A Ponte da Juçara entregue na sexta-feira (29) pelo governador Flávio Dino em São José do Ribamar representa um alívio para todos os moradores e para o trânsito da região. Mas uma pessoa em especial pôde respirar ainda mais aliviado. Trata-se de Wellington Alencar, que passou anos fazendo e refazendo a precária estrutura de madeira que existia até então.

A “ponte” tinha esse nome porque era feita com alguns troncos da árvore da juçara, de forma improvisada. Era a única maneira que os moradores tinham para atravessar de um lado para o outro. A atual Ponte da Juçara faz a conexão entre a Estrada de Ribamar e a Estrada da Maioba.

“Fiz muitas vezes, uns oitos anos ou mais. Fazia com a juçareira que caía. O pessoal vinha e pedia que eu fizesse porque são muitos pais de famílias que precisavam trabalhar”, conta Alencar.

“Inclusive tinha umas pessoas que caíam na ponte e eu ia ajudar. Agora ficou bom demais, é um sonho. E também desafogou o trânsito”, acrescenta Alencar.

Edmayra Serra, moradora da Maiobinha, também conta como era arriscado passar por lá: “Juçara não é firme, né? Muitas pessoas, quando chovia, passavam até dentro da lama porque enchia”.

“Agora você vê movimento. Antes era até arriscado ser assaltado e tinha risco de violência. Quem passa mais aqui são mulheres de famílias. Agora passa carro, tem mais movimento”, afirma a moradora.

Trânsito melhor

O presidente da Agência Metropolitana, Pedro Lucas, afirma que a Ponte da Juçara vai melhorar ainda mais o tráfego no retorno da Forquilha: “O Governo tem dado um olhar diferenciado para a questão da mobilidade da Grande Ilha”.

“É mais uma obra importante do Governo Flávio Dino, que tem uma repercussão para a mobilidade urbana e também para o meio ambiente”, diz o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

O secretário acrescenta que obra “atende um antigo desejo da comunidade. Eram décadas de abandono. E agora o Governo está presente em mais uma área de São Luís, realizando obras importantes para assegurar melhores condições de vida ao nosso povo”.

Deixe uma resposta