Morre o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), morreu na noite desta segunda-feira (1), no município de Caxias.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), morreu na noite desta segunda-feira (1), no município de Caxias.

Humberto Coutinho fazia tratamento contra câncer no intestino, há quatro anos. O corpo está sendo velado no ginásio da Facema, localizado ao lado do conjunto habitacional Eugênio Coutinho.

No início de novembro, o quadro clínico do presidente da Assembleia se agravou e ele passava por tratamento, em sua residência em Caxias.

À época, a ex-deputada Cleide Coutinho, esposa do presidente da Assembleia, informou por meio de nota a restrição de visitas aos familiares “por determinação da equipe médica.”

Humberto Coutinho ocupou vários cargos públicos. Foi vereador e prefeito de Caxias, deputado estadual, por cinco mandatos, e governador do Estado, interinamente.

BIOGRAFIA

Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946 no povoado Pedreiras, município de Matões, Maranhão. Formado em Medicina em 1970 pela Universidade Federal da Bahia, desde 1971 começou a exercer a medicina pelo então INSS da cidade de Caxias e na Casa de Saúde de Maternidade de Caxias, hospital criada por ele.

Iniciou sua carreira política em 1988 como vereador, o mais votado de Caxias. Elegeu-se em 1990, deputado estadual com reeleições nos pleitos de 1994, 1998 e 2002. Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.

Em 2014, Humberto Coutinho retornou à Assembleia Legislativa como o deputado mais votado das oposições, com 67.982 votos. Eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, em 2015, Humberto foi reconduzido para mais um mandato à frente do Legislativo Estadual.

 

Deixe uma resposta