‘O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil’ será disciplina ofertada em pós da UFMA

Apesar de ser em nível de mestrado, a disciplina é aberta ao público e tem carga horária de 30 horas.

O Programa de Pós-Graduação em História da UFMA (PPGHIS) ofertará a disciplina “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil” ainda neste semestre. O principal objetivo será abordar, discutir e refletir, do ponto de vista das Ciências Humanas e Sociais, as razões e as consequências dos acontecimentos que culminaram no impeachment da então presidente Dilma Roussef.

De acordo com o coordenador da disciplina, o professor Lyndon de Araújo, trazer a questão desse momento da política brasileira para a sala de aula é importante devido aos desdobramentos desse acontecimento, que são perceptíveis até os dias de hoje: “A importância de ter uma disciplina como essa no programa está no fato de pensarmos em refletir de maneira crítica sobre esse momento político que nós estamos vivendo hoje, que é resultado direto do que nós consideramos como golpe parlamentar, jurídico e midiático que ocorreu em 2016”, pontuou.

Outro motivo que levou à criação da disciplina, em sua análise, foi a participação da pós-graduação em História da UFMA em um movimento de outras universidades que visam ministrar essa disciplina, cuja origem ocorreu na Universidade de Brasília, com o professor Luís Felipe Miguel, que sofreu resistência por parte do Governo Federal.

A disciplina será ministrada por diversos professores, Arleth Borges e Marcus Baccega. A ementa do programa inclui o sistema político brasileiro, a democracia, a democratização e a (des)democratização, além dos desdobramentos da atual crise das questões do trabalho, da cultura e da justiça.

Apesar de ser em nível de mestrado, a disciplina é aberta ao público e tem carga horária de 30 horas. Com vagas limitadas, a matrícula poderá ser feita até o dia 19 de março, na sala do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA, que está localizada no Centro de Ciências Humanas (CCH), na Cidade Universitária.

As aulas ocorrerão todas as quartas, das 8h às 12h. Os interessados podem obter mais informações por meio dos telefones (98) 3272-8391 e (98) 3272-8392.

Deixe uma resposta