Operação do Corpo de Bombeiros garante segurança nas praias no período de férias

As equipes promovem atividades ao longo da Avenida Litorânea, nas praias de São Marcos, Calhau, Praia do Meio e Araçagi, até dia 7 de agosto.

As férias chegaram e a movimentação cresce bastante nas praias da Região Metropolitana de São Luís. Para garantir a segurança do público neste período, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Férias, que vai percorrer a orla marítima, monitorar e orientar banhistas para prevenção de ocorrências. As equipes promovem atividades ao longo da Avenida Litorânea, nas praias de São Marcos, Calhau, Praia do Meio e Araçagi, até dia 7 de agosto.

A operação reforça a segurança nesse período em que um maior número de pessoas se concentra na orla marítima e as equipes se preparam, intensificando ações de rotina, pontua o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo. “O efetivo é distribuído nas praias para garantir a tranquilidade de banhistas e frequentadores, durante todo o período de férias”, reitera.

Este ano, a operação distribui pulseiras de identificação para as crianças, a fim de facilitar a localização, caso se percam dos responsáveis. Na pulseira consta o nome da criança, dos pais e contato telefônico. Os bombeiros abordam o público oferecendo o item e explicando a importância, além de repassar dicas de segurança. São mais de 100 militares destacados para a operação, sendo maior a concentração aos fins de semana.

Entre as ações, patrulhamento, atividades preventivas e de conscientização aos banhistas. Ainda, presença de guarda-vidas distribuindo informativos em estabelecimentos e aos banhistas. Os Bombeiros contam com base fixa na Avenida Litorânea e tendas ao longo da orla, servindo de referência à população. O efetivo atua a pé e motorizado em quadriciclos, possibilitando a cobertura de toda a área de praia.

Integram a atividade equipes dos batalhões de Bombeiros Marítimos, Busca e Salvamento e de Emergência Médica com presença de ambulância nas praias. O serviço de prevenção conta com equipes de monitoramento e salvamento por terra e mar em viaturas, quadriciclos, moto aquática e embarcações, além de botes extras para situações de resgate. “O intuito é ampliar o serviço de atendimento e prevenir situações de afogamento e demais ocorrências no mar”, reforça o coronel Célio Roberto.

Atitudes preventivas

O alerta do Corpo de Bombeiros foca na atenção ao consumo de bebidas alcoólicas, que segundo o comando, é o maior causador de incidentes. “As pessoas tendem a dispersar na praia com o consumo de álcool, o que faz com que percam a percepção. O efetivo estará atento às orientações a fim de evitar exageros”, reforça o coronel Célio Roberto.

Atenção também às correntes marítimas e a orientação de permanência em lugares menos profundos, seguindo a orientação de água, no máximo, abaixo do umbigo; atenção às crianças para que não se percam e na água, que mantenham a distância máxima de um braço. Em caso de ocorrências, procurar o posto de Bombeiros Marítimo mais próximo.

SERVIÇO

193 – Corpo de Bombeiros
192 – SAMU
190 – Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops)

Deixe uma resposta