‘Pré-São João de Todos’ atrai turistas em seu primeiro dia de festa

A programação, realizada pelo Governo do Maranhão contou com apresentação de bumba-boi, quadrilhas e shows no Centro Histórico e Cohajap, reunindo milhares de pessoas.

Com a primeira prévia do ‘São João de Todos’ realizada nesta sexta-feira, 1º, São Luís começou a entrar no clima da mais importante festa popular do Maranhão, com seus ritmos, cores, gastronomia e muita diversão. A programação, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), contou com apresentação de bumba-boi, quadrilhas e shows no Centro Histórico e Cohajap, reunindo milhares de pessoas.

No Canto da Cultura (Praia Grande) o público aplaudiu a apresentação do grupo de forró Raimundinho Pé no Chão, e logo depois o brilho e as toadas do Boi Pirilampo encheram de ritmos o centro histórico, encantando o público que dançou e brincou até o fim da apresentação.

O ritmo do forró não deixou a brasiliense Marina Longaray e nem o maranhense Carlos Otávio Rêgo parados, os dois não resistiram à tentação e foram contagiados pelo som.

“Amei chegar aqui no Centro Histórico e encontrar o colorido. A cidade é linda e muito musical, estou encantada pela cultura, gastronomia e por tudo que o Maranhão pode oferecer. O Otávio e eu nos divertimos muito, dançamos até não aguentarmos mais, então essa festa não poderia ser melhor”, falou a turista.

A secretária adjunta de Cultura da Sectur, Vanessa Leite, disse que a prévia faz parte do projeto ‘São João de Todos 2018’ e tem por objetivo antecipar a grande festa divulgando o que será feito dentro dos arraiais oficiais.

“As prévias juninas servem para medir a temperatura da cidade, a ansiedade, a expectativa não só do ludovicense mas também do turista que está chegando à cidade. Quem chega aqui irá comtemplar a verdadeira cultura maranhense, pois estamos trazendo grupos que representam toda a diversidade cultural”, ressaltou Vanessa Leite.

As turistas Julia Scardua e Meyrielen Mantovani, de Vitória (ES), tiveram o primeiro contato com o Bumba-meu-boi do Maranhão, após a apresentação do Boi de orquestra Pirilampo, no Canto da Cultura.

“Chegamos mais cedo e visitamos alguns museus e casas de cultura daqui, depois fomos comprar algumas lembrancinhas para levar para os amigos e familiares, foi quando nos deparamos com a apresentação do boi. Achei surreal, pois eu nunca tinha visto e nem imaginava que eu fosse sentir essa energia só assistindo a brincadeira”, falou Meyrielen Mantovani.

O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur), Hugo Veiga, disse que o ‘Pré-São João de Todos’ é um produto diferenciado oferecido para os turistas que não podem estar durante as festas juninas oficiais.

“Os turistas que nos visitam nesse início de junho já podem ter uma mostra do que é essa grande festa que é tão peculiar, ela se diferencia das outras cidades. Nesse primeiro dia já podemos observar a quantidade de turistas que estão na cidade, aqui mesmo no Canto da Cultura já conseguimos observar o quanto os turistas ficam encantados com o nosso estado”, disse Hugo Veiga.

Arraiais de bairros
O arraial do Cohajap também iniciou o seu festejo junino nesta sexta-feira, 1º, com apresentação do Tambor de Crioula Aruanda de Anistelmo, show do cantor maranhense Dhean Brito e Boi Upaon Açu, de sotaque de orquestra. A programação do arraial segue até o dia 13 de junho.

Assim como o Cohajap, mais 10 arraiais de bairros foram contemplados com apoio do Governo do estado, por meio da Sectur. Eles começam as suas festas no dia 23 e seguem até o dia 30 de junho. São os arraiais do João Paulo, Bairro de Fátima, João de Deus, Liberdade, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Largo Santo Antônio.

Parquinho da Litorânea neste domingo
No domingo, 3, no Parquinho da Litorânea, o Boi Novilho Branco vai movimentar o espaço levando para o público ritmos e todos os tipos de sotaque de Bumba-meu-boi, a partir das 18h30. Na abertura, o forró ‘Raimundinho Pé no Chão’ leva um repertório variado com sucessos do ritmo, ao som de sanfona, zabumba e triângulo.

No próximo fim de semana, dias 8 e 10 de junho, a programação das prévias juninas do São João de Todos terá como atração principal o Boi Barrica no canto da cultura, e no Parquinho da Litorânea quem faz a festa do público é a Cia Encantar, com suas músicas e coreografias que retratam a riqueza e diversidade da cultura popular maranhense.

Temporada oficial
A temporada oficial do São João de Todos 2018 será realizada de 15 de junho a 1º de julho com festejos em vários pontos de São Luís e Imperatriz. Na capital os arraiais oficiais serão no Ipem (Centro Social dos Servidores do Estado), Vila Palmeira, Praça Maria Aragão e Nauro Machado no centro histórico (somente às sextas-feiras).

Os espaços vão oferecer ao público uma vasta programação com uma média de seis apresentações por noite entre shows e apresentações de brincadeiras que valorizam a riqueza e diversidade de expressões da cultura popular, além de comércio de pratos típicos da gastronomia maranhense e peças do artesanato.

Deixe uma resposta