Prefeitura de São Luís realiza workshop voltado para gestantes

Um momento para troca de conhecimentos e fortalecimento da autoestima materna e estreitamento dos vínculos afetivos entre mamães e bebês.

Um momento para troca de conhecimentos e fortalecimento da autoestima materna e estreitamento dos vínculos afetivos entre mamães e bebês. Assim foi o workshop ‘Ser Gestante’, promovido esta semana, pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência (Semcas), no auditório da Caixa Beneficentes e Oficiais e Praças da Polícia Militar, no Bairro de Fátima.

A secretária da Semcas, Andréia Lauande destacou a importância do momento, que reflete o cuidado do prefeito Edivaldo com esse momento tão importante para a mulher que é a gestação. “Cuidar bem das pessoas, essa é palavra de ordem da gestão do prefeito Edivaldo, e para nossas gestantes esse cuidado vem de forma muito especial. No workshop pudemos promover vivências e experiências no intuito de inspirar a busca pela autoestima, sensibilizar e fortalecer ainda mais a afetividade entre mãe e bebê na gestação e pós-parto”, disse a secretária.

As gestantes atendidas pelo Centro de Referência da área Bairro de Fátima, contaram com uma programação que incluía palestras sobre saúde materna e pré-natal, parto, amamentação, alimentação adequada durante a gestação e direitos da gestante.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem, Roseane Carvalho, os cuidados durante o pré-natal são fundamentais para uma gestação saudável. “Hoje trouxemos as mamães que participam do workshop informações importantes para que tenham um gravidez tranquila e o bebê se desenvolva da melhor forma, além disso falamos sobre os serviços médicos e hospitalares que elas têm direito e apresentamos a Rede Cegonha que preconiza o parto humanizado”, afirmou a professora.

Além das palestras, as gestantes também aproveitaram momentos de lazer com uma apresentação de dança e participaram de um desfile. Elas também foram sorteadas com brindes e aquelas que já estavam no oitavo e nono mês de gestação receberam um lindo enxoval para seus bebês.

“Eu gostei muito desta tarde, aqui recebemos muitas informações sobre os cuidados que temos de ter na gravidez, da nossa saúde e de nosso bebê, dessa forma eu me senti bem cuidada e também valorizada como mãe e como moradora da comunidade. Também pudemos nos informar melhor sobre os nossos direitos como gestante e como ter acesso a eles”, disse a dona de casa Maria Santos que espera seu segundo filho e está no sétimo mês de gestação.

One thought on “Prefeitura de São Luís realiza workshop voltado para gestantes

Deixe uma resposta