Prefeitura presenteia crianças do ‘Dançando e Educando’ com DVD documentário do programa

Iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, coordenada pela primeira-dama Camila Holanda, completou dois anos de realização em 2018; registro audiovisual reúne documentário e gravação do espetáculo "Para ler de Dançar".

As crianças e adolescentes que participam do programa ‘Dançando e Educando’ e suas famílias receberam da Prefeitura de São Luís um DVD com um documentário sobre os dois anos do programa e o registro do espetáculo “Para Ler e Dançar”, apresentação realizada no fim do ano passado. A entrega ocorreu na tarde desta sexta-feira (8), na Creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, pela coordenadora do programa e primeira-dama de São Luís, Camila Holanda. O ‘Dançando e Educando’ completou dois anos de realização em maio deste ano.

“Foi emocionante observar a desenvoltura das crianças e a evolução de cada uma delas durante a apresentação que realizamos. Com esse presente, desejamos que as crianças e as famílias possam ter guardado um registro desse momento importante e reviver essa emoção enquanto protagonistas e espectadores de um projeto criado e consolidado pela gestão do prefeito Edivaldo, que olha com muito carinho para as nossas crianças, oferecendo a elas a oportunidade de ter acesso à prática do ballet”, disse Camila Holanda.

O DVD que as crianças e suas famílias receberam traz um registro do espetáculo “Para Ler e Dançar”, realizado em dezembro de 2017 no auditório Maria Izabel Rodrigues, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. A apresentação foi resultado das atividades realizadas com os pequenos em cerca de dois anos do projeto. O espetáculo, registrado no DVD, juntou no palco dança e literatura, com apresentações baseadas em histórias como ‘Chapeuzinho Vermelho’, ‘Branca de Neve’, ‘Mágico de Oz’, ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’ e ‘O Corcunda de Notre Dame’.

Ainda no DVD, um documentário sobre o programa e como ele tem transformado a vida das crianças e adolescentes que dele fazem parte. “Esse é um projeto que vem contribuindo com o desenvolvimento das crianças e promovendo a inclusão social, com a participação de crianças com síndrome de down e autismo. Ficamos muito orgulhosas por ter realizado esse espetáculo e, agora, muito felizes porque esse trabalho está registrado nesse DVD”, destacou a bailarina e também coordenadora do programa, Débora Buhatem.

Participantes do programa como Luana Beatriz de Souza, 15 anos, ficaram animadas com o presente. “Faço balé desde o início do programa. Eu amo dançar e participar dessa iniciativa me dá uma sensação muito legal de prazer por estar fazendo algo que eu gosto. Eu sempre quis fazer balé, mas minha mãe não tem condição de pagar uma escola de dança pra mim. Então, essa foi uma oportunidade que eu encontrei de realizar um sonho meu. Dancei no espetáculo e estou muito feliz por poder rever essa apresentação quantas vezes eu quiser”, contou.Deusuita Serra e as estudantes Cauany, Dafne e Penélope

Responsável por Cauany, 9 anos; Dafne, 8 anos; e Penélope, 5 anos; Deusuíta Serra ressaltou que esse é um registro de um momento muito importante na vida das crianças. “O balé tem contribuído em várias áreas na vida dessas crianças. Incentivou elas nos estudos e tornou elas mais dedicadas e cuidadosas. Isso aqui é uma coisa muito boa. Achei maravilhoso esse DVD porque elas poderão ter essa lembrança registrada no futuro e perceberem o quanto esse programa foi bom na vida delas”, afirmou Deusuíta.

DANÇANDO E EDUCANDO

O programa ‘Dançando e Educando’ é executado há dois anos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semus), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa). O programa visa favorecer o processo de inclusão social, por contribuir a formação educacional e cidadã e o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Com as atividades, são contempladas cerca de 300 crianças de escolas do Centro e do Coroadinho. As aulas ocorrem na Creche Maria de Jesus Carvalho, pela bailarina Débora Buhatem e pela professora Milliane Moreira.

One thought on “Prefeitura presenteia crianças do ‘Dançando e Educando’ com DVD documentário do programa

  1. Um excelente projeto, com esse presente as crianças vão poder ver a evolução que tiveram no decorrer do projeto. Parabéns aos envolvidos pela iniciativa.

Deixe uma resposta