Prefeitura realiza atividades em equipamentos sociais em comemoração ao Dia das Crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças, uma ação realizada na tarde de quarta-feira (11), na Casa de Passagem, proporcionou mais um momento de lazer às crianças acolhidas no equipamento social da Prefeitura de São Luís. Com brincadeiras e distribuição de brinquedos por meio do projeto Brincadeira Solidária, a ação integra o calendário de atividades da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), do qual também fazem parte programações em outros equipamentos sociais.

Durante a ação na Casa de Passagem, a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, explicou como ações como essas contribuem para o bem estar das crianças. “Muitas dessas crianças têm uma história muito forte de abandono e maus tratos e a gente sente o quanto dias como esses são especiais para elas. Temos nos esforçado para promover um cuidado especial a essas crianças enquanto elas estiverem conosco, além de possibilitar que voltem de forma segura ao convívio familiar”, destacou a secretária.

A Casa de Passagem acolhe cerca de 20 crianças em situação de violação de direito, risco e vulnerabilidade. No equipamento social, são desenvolvidas diariamente atividades de interação social como oficinas e jogos educativos. A rotina da casa é conduzida por profissionais como pedagogos e professores e contam com o apoio de voluntários, especialmente em ações como essa do Dia das Crianças.

O coordenador da Casa de Passagem, Glécio Sandro Silva, contou que os voluntários contribuíram com a doação dos presentes e explicou como o trabalho da casa favorece as crianças. “Essas são crianças que foram privadas do convívio social. Portanto, nosso desafio é reeducá-los para o retorno ao convívio familiar, oferecendo amor, carinho e ensinando a eles que o mundo pode ser bom, para que, assim, eles possam levar esses ensinamentos para suas vidas”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Além da atividade na Casa de Passagem, outras ações em comemoração ao Dia das Crianças foram realizas em equipamentos como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Cohab e o Cras do Bequimão. O objetivo foi levar alegria e diversão para as crianças e famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

No Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Cohab, durante toda uma tarde, as crianças receberam brinquedos e participaram de atividades recreativas, pintura corporal e brincadeiras em parceria com a Cruz Vermelha.

Deixe uma resposta