Prefeitura realiza Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas da rede municipal

Objetivo é incentivar as práticas das ações de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar, para promover a alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretária Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (30), na Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, no bairro Camboa, a oficina de culinária “Chefinho Saudável”, com 19 crianças do Infantil II do turno matutino. Na segunda (28) e terça-feira (29), foi ma vez da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, com o 5º Ano Fundamental, receber Teatro de Fantoches também com o tema alimentação saudável. As ações fazem parte da segunda edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O objetivo é incentivar as práticas das ações de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar, para promover a alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, estas ações são essenciais no sentido de orientar as crianças para a importância de seguir uma alimentação saudável. “Os hábitos alimentares vão refletir na idade adulta, por isso é importante que eles aprendam desde pequenos a forma correta de se alimentarem. Adquirindo boas práticas, eles terão mais qualidade de vida, hoje e no futuro”, pontuou o titular da Semed.

A Jornada foi realizada pela equipe de nutricionistas da Semed – Amanda Gomes, Dayane Madeira, Karla Andrea, Elinete Costa, Maria Bernarda Magalhães e a estagiária em Nutrição Suzany Cardoso. Na creche Maria de Jesus Carvalho, a oficina culinária “Chefinhos em Ação” além de ter a intenção de despertar hábitos alimentares saudáveis nas crianças, quer incentivar nelas autonomia em preparar seu próprio lanche, e lembrando também a importância da higiene das mãos antes das refeições.

A oficina envolveu as crianças na preparação de lanches saudáveis, tais como sanduíches naturais, sucos e espetinho de frutas. Durante toda a atividade com os alimentos, as crianças aprenderam sobre nutrientes e benefícios das frutas e legumes que eles comeram e no final ainda assistiram a vídeos musicais do Canal Nutriamigos, ganharam brindes como desenhos para colorir e jogo da memória, ambos trazendo a mesma temática de alimentação saudável.

O gestor da creche, Aquiles de Jesus, ressaltou que existe uma interação entre os pais e os professores referente à alimentação das crianças. “Sempre trabalhamos com a questão da alimentação saudável, uma vez por semana nós enviamos para todos os pais o cardápio da escola, assim tentamos conscientizá-los para que as crianças não tragam de casa lanches como refrigerante, pois a escola oferece um lanche saudável”, frisou. “Nós convidamos os pais para lancharem na escola uma vez ou outra, para eles verem a qualidade do que é oferecido a nossas crianças”, completou.

A coordenadora da creche, Juliana Trinta, disse que é importante trabalhar a criança como um todo. “Nós procuramos, dentro da proposta da rede, trabalhar essa criança de forma integral, desenvolvendo todas as dimensões dela, a social, cognitiva, afetiva. Uma experiência como essa de alimentação saudável contempla todos esses campos de desenvolvimento. Procuramos fazer com que as crianças vivenciem essas situações e que isso seja significativo para elas”, pontuou.

Na U.E.B. Alberto Pinheiro, a ação aconteceu por meio de teatro de fantoches e palestra “Minhas Escolhas”. Lá, foram apresentados alguns alimentos que serviram para a produção de sucos para degustação e também a pirâmide alimentar. De acordo com a nutricionista da Semed, Elinete Costa, esse tema faz uma reflexão sobre as escolhas alimentares e o futuro que a criança vai ter dependendo da escolha que fizer. “É importante ajudar a criança na decisão pela alimentação saudável, pois é isso que vai determinar o futuro delas”, alertou.

Deixe uma resposta