Programa ‘Todos por São Luís’ realiza oficina de Comidas Típicas no bairro Gancharia

Ação é uma das oferecidas pelo programa da Prefeitura de São Luís que terá culminância neste sábado (7) com diversos serviços da gestão do prefeito Edivaldo

Um dos maiores atrativos turísticos de São Luís, a comida típica é repleta de sabores. Assim, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), propaga o conhecimento secular da cultura gastronômica para bairros contemplados pelo programa ‘Todos por São Luís’, que oferece à comunidade serviços em diversas áreas, de forma gratuita. O curso de comidas típicas foi ministrado no bairro Gancharia nesta quarta (4) e quinta-feira (5). A preparação de arroz de cuxá e de maria isabel, torta de camarão, caranguejo e escondidinho de carne de sol, para a degustação, marcou o encerramento do curso. O ‘Todos por São Luís’ terá sua culminância sábado (7), das 8h às 12h, no mesmo bairro.

“A oficina proporciona a possibilidade de geração de renda, então, nada melhor que entender como preparar alimentos de uma forma saudável. A capacitação aborda desde cuidados na hora de preparar refeições até a relação cultural destes pratos com a cidade”, explica a secretária de turismo, Socorro Araújo.

Na quarta-feira (4), as 25 pessoas que fazem parte do curso aprendem na teoria, com a instrutora Letícia Bogéa, o básico da culinária, como a limpeza dos ingredientes e boa conduta na manipulação dos materiais. Na segunda parte, nesta quinta-feira (5), os alunos colocaram em prática tudo que aprenderam, com o auxílio da instrutora. “Essa parte é a que os alunos mais gostam. A gente prepara mais de cinco pratos diferentes e todos provamos no final. A gente ensina a teoria e também a prática”, conta Letícia Bogéa.

A dona de casa Aldilene Rodrigues, 27 anos, participa dos cursos da Prefeitura pela terceira vez e diz estar pensando mais à frente com esta nova oportunidade. “Quero aprender e aplicar para abrir um negócio de comida típica. Já trabalhei em restaurantes mas não tinha conhecimento destas receitas maranhenses e aqui estou me capacitando”, disse a jovem.

OPORTUNIDADE

Quem participa da oficina de Comidas Típicas, além de aprender mais sobre a cultura maranhense, aprende também uma atividade que pode gerar renda, já que os produtos podem ser comercializados posteriormente por conta própria ou preparados em restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Esta é a primeira vez que a estudante Jaqueline Costa Santos, 15 anos, se inscreve em um curso e disse estar estimulada a fazer outros. “Eu estava com tempo livre e quando soube desta oportunidade resolvi participar. Vou aproveitar esse conhecimento para fazer umas comidas diferentes para minha família. E depois vou me inscrever no curso de bordado para fazer e vender aqui mesmo na minha comunidade”, relata a jovem.

2 thoughts on “Programa ‘Todos por São Luís’ realiza oficina de Comidas Típicas no bairro Gancharia

Deixe uma resposta