Semana da Mulher da Biblioteca Municipal encerra com ato público no Bairro de Fátima

Na sexta-feira (9), a programação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima, com a participação de 20 mulheres.

O ato público “Sou Mulher, Sou Capaz”, encerrou a Semana da Mulher, realizada pela Biblioteca Municipal José Sarney, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, em parceria com o Conselho Comunitário pela Paz – Pacto Pelo Paz, Centro de Referência de Assistência Social do Bairro de Fátima, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e a Associação Carente São Benedito. O ato aconteceu na Praça da Igreja de Fátima.

“A Semana da Mulher superou as nossas expectativas. A programação buscou mostrar que a mulher é capaz. Fiquei feliz em saber que há muita mulher engajada com o movimento de garantia de direitos. A Biblioteca Municipal é um órgão público que está para somar com a comunidade e contribuir para a melhoria de vida das pessoas. Ações como essa reforçam o nosso objetivo enquanto gestão que se preocupa com a cultura e educação dos ludovicenses”, destacou Rita Oliveira, coordenadora da Biblioteca Municipal.

Na oportunidade, várias mulheres da comunidade expuseram suas opiniões sobre o tema e contaram suas histórias de vida, com depoimentos sobre rotulações que sofreram da sociedade pela forma de se vestir e relacionamentos. Andrelina Leite, presidente da Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima, foi homenageada durante o evento. “Já recebi vários prêmios, mas esse pra mim foi o melhor, porque foi dentro da minha comunidade”, disse.

A poetisa Kátia Dias participou do ato e defendeu os direitos de igualdade entre gênero. “O movimento feminista diz ‘mexeu com uma, mexeu com todas’, dessa forma conclama todas as mulheres a se unirem para combater a violência doméstica. Contudo, é importante frisar que nossa luta não é contra o homem, mas contra o sistema de uma sociedade patriarcal e machista, sistema movido por leis que perpetuam essa desigualdade de direitos”. A ação também contou com leitura de poemas, apresentação de bailarinas do projeto Abrindo Caminhos, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, e a bateria da Escola de Samba Unidos de Fátima encerrou o evento.

OFICINA DE BELEZA

Na sexta-feira (9), a programação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima, com a participação de 20 mulheres. Foi um dia especial de cuidado e embelezamento com a oficina ‘Beleza Feminina’, que ensinou sobre cuidados com a pele e dicas de maquiagem.

Professora Alinete Ferreira
A professora aposentada, Alinete Ferreira, foi uma das participantes e aprendeu que toda mulher tem sua beleza, que pode ser ressaltada. “Adorei o dia de beleza dedicado às mulheres, porque nós somos únicas. Conseguimos dar conta de várias coisas ao mesmo tempo e nos doamos por aquilo que amamos, lutando para conquistar nosso espaço na sociedade”.A coordenadora do Cras, Laluna Rosário, ressaltou as atividades tiveram boa aceitação do público e muita participação da comunidade. “Faço uma avaliação positiva da Semana da Mulher, porque alcançamos os objetivos propostos. Houve participação de mulheres, que foram empoderadas com informações para se libertarem de relacionamentos abusivos. Também foram oferecidas oficinas, que é um incentivo para que conquistem a independência financeira ou complementem a renda familiar”.

O ato público contou ainda com a participação de lideranças comunitárias, entre eles o Pastor José Ribamar, representante do Conselho Comunitário Pacto pela Paz; Andrelina Leite, presidente da Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima; Carlos Sérgio Sousa Araújo, coordenador-adjunto da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão e representante do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima; Mary Ferreira, professora de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, escritora e militante do movimento feminista; e alunos da Faculdade Anhanguera.

3 thoughts on “Semana da Mulher da Biblioteca Municipal encerra com ato público no Bairro de Fátima

Deixe uma resposta