Só Safados promete atrair multidão neste sábado na Beira Mar

Criado em 2008 com o mero intuito de reunir amigos e familiares para cantar antigas marchinhas carnavalescas, o Bloco Só Safados hoje é um dos maiores sucessos do carnaval de rua de São Luís, arrastando multidões por onde passa. Neste ano, o Bloco vem ainda mais forte e é uma das principais atrações da programação do Pré-Carnaval de Todos, evento produzido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), e em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Durante todos os sábados de fevereiro, o Só Safados vai comandar a festa no Circuito Beira Mar, um dos mais belos cartões-postais da cidade e que há dois anos se
transformou em um dos principais pontos da folia momesca na capital maranhense. A primeira apresentação do Só Safados no pré-carnaval 2019 acontece neste sábado , dia 2, a partir das 16h. Ao lado dos grupos Maratuque Upaon Açú e Batuque das Onças, o Bloco Só Safados promete contagiar ludovicenses e turistas com um repertório que mescla músicas autorais, marchinhas de carnaval, afoxés e muito samba.

A produtora cultural e cantora do Só Safados, Fernanda Preta, explica que para o précarnaval deste ano,“a idéia é ocupar a Avenida Beira Mar com muita música, batucada, amor, respeito, alegria e tudo isso com segurança para a população que vem às ruas para viverem o sonho do Carnaval”. Bom humor, respeito e paz
A artista lembra que, apesar das letras irreverentes e do bom humor, o Só Safados apresenta letras com críticas sociais, ao tempo em que defende bandeiras como o resgate do carnaval de rua gratuito e descentralizado, bem como a valorização da diversidade das manifestações culturais de São Luís.

“O Só Safados deseja que o carnaval do Maranhão nesse ano marque o carnaval do país. Que as ruas sejam invadidas pela liberdade de existência de um povo que levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima o ano inteiro para sobreviver às mazelas e segregações
causadas pela diferença de classes”, pontua.

Fernanda Preta também fala com entusiasmo da oportunidade de se apresentar em um “cenário lindo”, onde o mar e a cidade se encontram, e com estrutura para comportar o público do Só Safados, que se multiplica a cada ano. “Há 3 anos o bloco arrastava no máximo 500 foliões. Na última saída do bloco,tivemos a concentração de quase 20 mil pessoas no Centro Histórico. Foi aí que percebemos que precisávamos da ajuda do Estado para continuar garantindo a brincadeira”, ressalta.

A cantora adverte ainda que o Só Safados não aceitará qualquer forma de assédio aos brincantes e que nenhum conflito será tolerado. “Nosso bloco preza pela cultura de paz. Somos contra a homofobia e exaltamos as nossas diversidades sexuais e culturais. Que sejamos plurais!”, defende.

Maratuque

Quem também promete contagiar os foliões neste sábado é o Maratuque Upaon Açú. Formado por boa parte dos integrantes do Só Safados, o Maratuque já contabiliza maisde 10 anos de atividade, mas esta será a primeira vez que o grupo se apresenta no
carnaval.

Mesclando o peso do maracatu pernambucano com ritmos da cultura maranhense, como a dança de coco e o bumba meu boi, o Maratuque Upaon Açú promete estremecer o Circuito Beira Mar com o poderoso som das alfaias, caixas e agbês, com explica a regente do grupo, Cristiane Lima Souza. “Essa oportunidade foi maravilhosa. A gente se inscreveu no edital do Governo do Estado e dentro do projeto do Só Safados a gente incluiu o Maratuque. Tá sendo muito graticante pra gente poder mostrar o nosso batuque, o nosso som, no carnaval”, frisou Cristiane.

A programação do Pré-Carnaval de Todos para este sábado conta ainda com a folia do já tradicional Bloco da Imprensa, que a partir das 18h, vai animar a Praça dos Catraeiros, também no Centro Histórico de São Luís.

Veja a programação para o sábado e o domingo:
Sábado (2 de fevereiro)
Circuito Beira-Mar
16h – Só Safados
17h – Batuque das Onças
18h – Maratuque Upaon Açú
Bloco da Imprensa
18h – Bem Dito Samba
19h – Bloco Tradicional Príncipe de Roma
20h – Brasileirinhas
21h – Favela do Samba
22h – Máquina de Descascar’alho

Domingo (3 de fevereiro)
Beco do Gavião
17h – Filhos de Iaiá
18h – Bloco Tradicional da Apae
19h – Bloco Afro Didara
20h – Escola de Samba Império Serrano
22h – Tirando Onda
Largo do Caroçudo
18h – Filhos da Terra
19h – Patota do Samba
20h – Grupo Apoteose

Deixe uma resposta