Torneio Internacional de Robótica acontece este mês em São Luís

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) participa do torneio com quinze equipes

Com três meses de inscrições abertas, mais de 85 equipes de onze estados do Brasil (São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina, Ceará, Amapá, Acre, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais) garantiram vaga no Torneio Internacional de Robótica (ITR) que acontece no período de 26 a 30 deste mês, no Golden Shopping. O evento é realizado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

A competição representa a reta final do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano passado em João Pessoa, na Paraíba. Na ocasião, apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificaram para a etapa que será realizada em São Luís, em conjunto com os campeões do TJR das edições da Argentina e Uruguai. As equipes passaram por etapas estaduais e nacionais até serem classificadas para a disputa internacional.

 

Os estudantes precisam comprovar conhecimento ao encarar desafios que envolvem dança, resgate no plano, resgate em alto risco, viagem ao centro da Terra, sumô tradicional, MMA e cabo de guerra.De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, priorizar o investimento em educação é uma das metas mais eficaz do governo Flávio Dino. “É motivo de orgulho a capacidade criativa dos nossos jovens estudantes e professores em desenvolver a robótica educacional, e projetar o nome da nossa instituição no Maranhão, no Brasil e no mundo, a partir das conquistas que obtiveram em âmbito nacional e internacional. Esse é o resultado de um conjunto de esforços que nos leva a esse momento especial de sediar um evento de robótica internacional em São Luís”, destacou.

O Instituto participa com quinze equipes, sendo quatro da unidade plena de São Luís/Centro; três da unidade de Pindaré-Mirim e São José de Ribamar; as unidades plenas de Coroatá, Bacabeira, Axixá, Cururupu e Timon levam para a competição uma equipe cada.

O coordenador de Práticas Experimentais em Robótica do IEMA, Fábio Aurélio do Nascimento, ressaltou que a participação do IEMA no evento representa a solidificação do trabalho do Instituto na robótica. “Este ano, o IEMA chega com uma grande equipe e bem estruturada. É muito importante a participação dos nossos estudantes, pois representa a consolidação do trabalho desenvolvido nas unidades. Participamos pela primeira vez em 2017 na Paraíba, em 2018 na cidade de Guarulhos em São Paulo, e este ano queremos alcançar entre quatro e cinco títulos na competição”, destacou o coordenador acrescentando que a competição premia as melhores equipes do Brasil.

“O IEMA hoje chega como favorita dessa competição, e é importante para os alunos, pois essa visibilidade é resultado de muito trabalho e esforço que eles vêm desenvolvendo junto com os professores ao longo do ano”, acrescentou.

Além das modalidades oficiais, a competição abrigará uma categoria para que os “Clubinhos da Robótica” possam competir garantindo a participação de 20 equipes na competição. As inscrições para os clubinhos interessados em participar do Torneio iniciam na próxima segunda-feira (10).

Deixe uma resposta