JOÃO PAULO II

30 anos do papa no Maranhão: Fundação da Memória Republicana Brasileira divulga registros da visita histórica

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) divulgou, nesta quarta-feira (13), imagens do seu arquivo sobre a visita do papa… [ ]

14 de outubro de 2021

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) divulgou, nesta quarta-feira (13), imagens do seu arquivo sobre a visita do papa João Paulo II a São Luís em 1991. As imagens em vídeo fazem parte do Acervo Audiovisual da FMRB e foram divulgadas ao público pelas redes sociais do museu, em comemoração pelos 30 anos da visita do papa.

O vídeo divulgado no Instagram e no YouTube mostra alguns momentos importantes da rápida visita do papa João Paulo II ao Maranhão. Nas imagens, é possível ver o papa passando de papamóvel pelo Centro Histórico, saudando os seminaristas do Seminário Santo Antônio e presidindo a missa de encerramento da sua visita. A missa foi celebrada no Aterro do Bacanga, onde hoje fica o Parque João Paulo II.

De acordo com o presidente da FMRB e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a divulgação das imagens é uma forma de aproximar as pessoas do acervo do museu. “Nosso museu tem mais de um milhão de documentos de Estado e inúmeros registros em fotografias e vídeos. Este acervo está à disposição dos pesquisadores, e faz parte do trabalho do nosso museu divulgá-lo ao público sempre em momentos oportunos, como é o caso das comemorações pelos 30 anos da visita do papa”, explicou.

Além das imagens de arquivo, o vídeo divulgado pela FMRB conta também com depoimentos de pessoas comuns que assistiram a visita do papa. O parque construído pelo Governo do Maranhão no Aterro do Bacanga, em São Luís, é uma homenagem à sua visita. João Paulo II foi canonizado santo pela Igreja Católica em 2014.

O vídeo comemorativo da visita do papa pode ser visto no Instagram da FMRB @fmrb.ma e no endereço youtube.com/fmrb_ma.

Acervo FMRB

O museu da FMRB, sediado no Convento das Mercês, possui um vasto acervo para além das obras de arte em exposição. Seu acervo audiovisual, aonde estão guardados os vídeos da visita do papa, possui mais de 60 mil registros, entre fotografias, discos, CDs, DVDs e negativos.

A Biblioteca Padre Antônio Vieira, que também integra a fundação, conta com mais de 30 mil livros, sendo quase 3 mil obras raras. Para ter acesso ao arquivo dos acervos, o pesquisador deve agendar visita por meio do telefone (98) 3232-4192 ou do e-mail fmrb@fmrb.ma.gov.br.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!