ELEIÇÕES 2020

Ações para garantir a continuidade da energia elétrica são definidas

Nesta quarta-feira, 4 de novembro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Tyrone Silva recebeu da Equatorial Maranhão… [ ]

5 de novembro de 2020

Nesta quarta-feira, 4 de novembro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Tyrone Silva recebeu da Equatorial Maranhão o Plano Operacional Especial para as Eleições 2020.

O objetivo é garantir o fornecimento de energia elétrica, com qualidade e segurança, além do rápido restabelecimento do sistema, em caso de falta de energiaa todos os pontos mapeados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, nos locais de votação e totalização das Eleições 2020. O plano é dividido em etapas, onde a primeira foi iniciada nos meses anteriores a novembro.

O desembargador Tyrone Silva ressaltou a importância da parceria com a Equatorial Maranhão e comentou sobre como funcionará o fluxo de informações entre as duas instituições em casos de ocorrências envolvendo o fornecimento de energia. “Temos confiança no trabalho que a Equatorial desenvolve, em especial, quando se trata de eventos como este. Mais do que em outros anos, agora precisaremos atuar de maneira sincronizada para que tudo dê certo”, enfatizou.

Para a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, esse plano mostra as ações que a distribuidora vem desenvolvendo para garantir a continuidade e atendimento durante as eleições. “O plano foi desenhado e colocado em basicamente duas grandes etapas. Uma contemplando as ações preventivas e de segurança nos locais de votação, e a segunda etapa contemplando as ações corretivas”, declarou Francila Soares.

Durante a entrega do plano estiverem presentes: a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares; a Executiva de Operações, Stephanie Silva; o Diretor Geral, Gustavo Vilas Boas; o Secretário de Tecnologia da Informação, Gualter Lopes; a Secretária de Administração e Finanças, Débora Veras, entre outros servidores.

 

Ações pré-eleições

O plano começou a ser posto em prática com ações de mapeamentos, manutenções preventivas e ações estratégicas de segurança nos locais de votação e totalização dos votos.

Para que faltas de energia sejam evitadas nos locais estratégicos, o TRE-MA disponibilizou 31 Juntas Especiais e 109 Juntas em Cartórios, com seus respectivos endereços e contas contrato, mapeados e inspecionados pela Equatorial Maranhão. Foram realizadas também manutenção nos circuitos dessas juntas e cartórios.

 

Ações nas eleições

A segunda etapa contempla as ações corretivas e de recomposição em casos de contingência no dia das eleições, com o objetivo de garantir a agilidade no restabelecimento do sistema elétrico em caso de ocorrência de falta de energia nos locais de votação e juntas totalizadoras de voto. Assim, o Maranhão estará menos sujeito a problemas de ordem técnica. Vale ressaltar que existem casos de situações intempestivas como queimadas embaixo das redes de distribuição, acidentes em vias públicas e vandalismo, que também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.

Em todo Estadoserão mobilizados mais de 1.300 profissionaisda Equatorial, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão no período eleitoral para garantir o atendimento em todo o Estado. As equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos, onde tradicionalmente acontece grande concentração de pessoas nas sessões eleitorais para votação.

A Equatorial Maranhão estará acompanhando e monitorando de dentro do TRE-MA, em tempo real, todas as ocorrências do sistema elétrico até o final da apuração dos votos no Estado, no dia 15/11 (primeiro turno) e dia 29/11 (segundo turno), além do período da apuração dos votos. Além disso, a Central de Atendimento 116 também estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.

Canais exclusivos entre Equatorial e TRE-MA para os dias de eleição (15/11 e 29/11) foram criados, e em caráter extraordinário uma senha de acesso junto à Central de Atendimento 116, que foi divulgada exclusivamente junto ao TRE-MA, para que em uma eventual falta de energia o atendimento possa ser priorizado entre a Central de Atendimento e o Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!