ESTADO

Agricultores da região de Presidente Dutra conquistam direito de posse de terra

Uma das ações realizadas durante a 18° edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), entre 7… [ ]

12 de agosto de 2019

Uma das ações realizadas durante a 18° edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), entre 7 a 9 deste mês, no município de Presidente Dutra, foi a entrega de 32 títulos de propriedades de terra para moradores dos municípios de Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, São Domingos do Maranhão, Jatobá e Fortuna. O ato foi promovido pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Raimunda Soares, de 65 anos, do povoado Água Branca, do município de Fortuna, era só alegria com a conquista do título de sua propriedade rural. “Hoje, eu estou certa de que a terra agora é minha. Tenho oito filhos, muitos netos, e essa terra também vai servir para eles”, declarou a proprietária. Na ocasião, 12 famílias do município de Fortuna foram beneficiadas com o documento.

Do município de Jatobá, sete famílias conquistaram o documento definitivo da terra. “Este documento é muito importante para quem mora na zona rural porque a partir de agora, a gente pode investir muito mais na nossa propriedade. Agora a gente pode ter acesso a financiamentos, que antes era negado por falta do título de terra”, pontuou Antônio Reinaldo, do povoado Centrão do Feliciano.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça explicou que a Agritec é uma Feira territorial que oportuniza troca de experiências, conhecimentos e tecnologia de baixo custo para alavancar a agricultura familiar da região. No espaço do evento, o Governo do Estado oferece diversos serviços, dentre os quais se destacaram a entrega de títulos de propriedade rural de terra.

“A política de regularização fundiária rural propicia vários benefícios aos produtores rurais, pois além da segurança jurídica, os beneficiários podem aderir ao crédito rural, aquisição de maquinários e implementos agrícolas, além da valorização do seu patrimônio. É com esse intuito que o Governo vem trabalhando em prol da política de terra em todo o Estado do Maranhão”, enfatizou o secretário.

O diretor de Assentamento e Desenvolvimento Rural do Iterma, Renê Campos, explicou que a ação foi mais uma etapa de um importante trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio do Iterma nas Agritecs. “Esta importante ação visa levar, além de segurança jurídica sobre a posse e domínio da terra, dignidade e melhor qualidade de vida com o aumento da renda familiar”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!