ESTADO

Autorizado convênio para obras de conclusão do aeroporto de Barreirinhas

Com as obras, a economia, o turismo e mais investimentos serão fomentados Foi autorizada a licitação das obras de conclusão… [ ]

4 de junho de 2020

Com as obras, a economia, o turismo e mais investimentos serão fomentados

Foi autorizada a licitação das obras de conclusão do aeroporto de Barreirinhas. Ao todo, serão investidos R$ 7 milhões com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). A iniciativa faz parte de parceria entre a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc) com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), o convênio foi assinado em 2018.

De acordo com o secretário da Seinc, Simplício Araújo, o aeroporto de Barreirinhas vai atender e alinhar – de forma produtiva – demandas do setor aeroportuário na região dos Lençóis Maranhenses, turismo e economia.

“Trata-se de um importante dispositivo que vai ajudar a suprir demandas de segmentos econômicos que impulsionam o desenvolvimento do Maranhão e, principalmente, da respectiva região onde será instalado, trazendo impactos positivos à geração de emprego e renda e atração de novos investimentos”, informou Simplício Araújo.

O edital de licitação deverá ser publicado pelo Estado nos próximos dias para as obras de cerca operacional e patrimonial, correspondentes a mais de 5 mil metros, além da construção de uma guarita. Os demais projetos ainda serão protocolados pela Seinc junto ao Ministério de Infraestrutura (MInfra).

No total, a ação conjunta inclui ajuste das faixas de pista e áreas de segurança, mobiliário e equipamentos, além de serviços complementares e a elaboração de projetos desenvolvidos pela Seinc, em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

A Seinc é responsável pelas homologações e gestão dos projetos dos aeroportos regionais do Maranhão. Trabalho que já resultou na entrega dos aeroportos das cidades de Bacabal, Balsas, Santa Inês, Carolina e Barra do Corda, que foram totalmente reformados e regularizados.

“A conclusão das obras do Aeroporto Regional de Barreirinhas será um marco importante para o Estado do Maranhão e para o turismo brasileiro. O município abriga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, integra a conhecida Rota das Emoções, e certamente se tornará um destino ainda mais visitado e conhecido nacional e internacionalmente”, disse o diretor de investimentos da SAC/MInfra, Eduardo Bernardi.

No aeroporto, já estavam em conclusão obras executadas pela Secretaria de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra) com recurso concedido anteriormente pelo Ministério do Turismo. Entretanto, devido à pandemia do novo coronavírus, as obras precisaram ser paralisadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!