URBANIZAÇÃO

Cidades maranhenses são beneficiadas com melhoria na pavimentação de ruas

Anapurus, Buriti Bravo, Governador Eugênio Barros e Luís Domingues são os municípios contemplados com ação do Governo do Estado, que… [ ]

16 de junho de 2021

Anapurus, Buriti Bravo, Governador Eugênio Barros e Luís Domingues são os municípios contemplados com ação do Governo do Estado, que vem melhorando ruas em todo o Maranhão. Em solenidade nesta quarta-feira (16), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino assinou acordo de cooperação técnica com as prefeituras, para executar o programa de doação de blocos intertravados de concreto. Os blocos são produzidos por internos do sistema prisional e usados na pavimentação de ruas.

“Procuramos nos ajudar, uns aos outros. Alguns esquecem o quanto pesada era essa imagem do sistema penitenciário do Maranhão, de pessoas degoladas a canibalismo. Conseguimos, com investimento, gestão e políticas criativas, impactar positivamente os 12 mil internos do sistema e beneficiando o Maranhão inteiro, inclusive na dimensão da segurança pública. Fazemos questão de marcar a importância para valorizar esse trabalho feito pelo sistema penitenciário”, pontuou o governador Flávio Dino.

O projeto de pavimentação de vias públicas com os blocos intertravados de concreto (bloquetes) vem incentivando o trabalho, a iniciativa popular, gerando emprego e renda. Os blocos de concreto são produzidos por detentos do sistema penitenciário de Pedrinhas, contribuindo para a ressocialização e remissão de pena. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

“É muito importante todo esse investimento e esse ‘acreditar’ no trabalho que está sendo desenvolvido dentro da unidade prisional. Essa produção de blocos sextavados calçarão as ruas de comunidades que, historicamente, nunca tiveram calçamento. O convênio pode prever a entrega dos blocos às prefeituras e estas executam a colocação, ou, que o sistema faça todo o trabalho com a produção do bloco e sua instalação nas vias. O programa leva dignidade da unidade prisional às comunidades”, frisa o secretário adjunto de Administração, Logística e Inovação Penitenciária da SEAP, Rafael Velasco.

A produção dos blocos é um dos projetos que integram o programa Trabalho com Dignidade, idealizado e executado pela SEAP. O foco é a inserção de mão de obra carcerária na produção de artefatos de concreto para uso em pavimentações. A oficina de trabalho objetiva, principalmente, a profissionalização de internos.

“Uma ação importantíssima para nosso município, estarmos recebendo mais uma vez essa parceria com o Governo, levando o trabalho, onde vamos mostrar à nossa comunidade a importância deste bloquetes feitos dentro do sistema penitenciário. Um trabalho social que será muito significativo para nossa cidade”, destaca a prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio.

Estiveram presentes à solenidade, o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry; o secretário de Agricultura Familiar, Rodrigo Lago; o deputado estadual Rafael Leitoa; a prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles; prefeito de Governador Eugênio Barros, Francisco Carneiro Ribeiro; prefeito de Luís Domingues, Gilberto Braga.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!