CORONAVÍRUS

Com Arraial da Vacinação, Maranhão atinge a marca de 3 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 anda em um ritmo tão acelerado, que em menos de um mês o estado garantiu… [ ]

3 de julho de 2021

A vacinação contra a Covid-19 anda em um ritmo tão acelerado, que em menos de um mês o estado garantiu a aplicação de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, atingindo assim, a marca de 3 milhões de doses aplicadas desde o início da pandemia.

Um dos principais vetores para a rápida imunização da população maranhense é a realização de edições do Arraial da Vacinação, mutirão de imunização realizado pelo Governo do Maranhão, por meio de Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que tem acelerado a campanha vacinal nos quatro cantos do Maranhão.

A primeira edição foi realizada no dia 5 de junho deste ano, no Pátio Norte Shopping, no município de Paço do Lumiar, uma das cidades que integra a região da Grande Ilha de São Luís. Foram 28 horas ininterruptas de vacinação, com direito a apresentação de diversos grupos culturais da região e a oferta de uma “dose” de mingau de milho, iguaria da culinária junina local. Resultado: foram aplicadas 4.885 durante o evento. Na época, o Maranhão atingia a marca de 2 milhões de doses aplicadas em todo o seu território.

Como a fórmula deu certo, o governador Flávio Dino decidiu estender o formato do Arraial da Vacinação para municípios de todas as regiões do Maranhão. Para isso, a gestão estadual vem contando com a parceria das prefeituras municipais e com equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma).

Festa da imunização

O mutirão que mescla vacinação e cultura popular não será realizado apenas durante o período junino. Em coletiva de imprensa, o governador afirmou que enquanto houver necessidade, os Arraiais da Vacinação continuarão a ser realizados.

“Mês de julho inteiro nós vamos fazer, mês de agosto inteiro e enquanto for necessária a presença do Governo do Estado apoiando os municípios”, informou o governador. As edições do Arraial da Vacinação já foram realizadas em várias cidades maranhenses, como Colinas, Imperatriz, Balsas, Timon, Riachão, Barra do Corda, Santa Inês, Barreirinhas, Cururupu e muitas outras.

Nesta sexta-feira (2), data em que o estado ultrapassou a marca das 3 milhões de doses iniciais já aplicadas, a festa chegou às cidades de Coroatá e Presidente Dutra, sempre abrindo espaço para os artistas da região, que desde 2020 foram fortemente prejudicados com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

No município da Presidente Dutra, o Arraial da Vacinação imunizou pessoas com 18 anos de idade ou mais. Para o prefeito da cidade, Raimundinho da Audiolar, a parceria com o Governo do Estado é positiva para a população local.

“Nossa população de Presidente Dutra só tem a ganhar com essa antecipação da vacina. Graças a Deus hoje nós estamos vacinando os jovens de 18 anos e eu estou muito feliz por essa parceria do Governo do Estado junto à prefeitura. Nós só temos a ganhar”, frisou o prefeito Raimundo Alves Carvalho.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!