Contran proíbe substituição de lâmpadas nos faróis

Medida vale para iluminação ou sinalização de veículos

Da redação

A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), número 667 de 18/05/2017, e publicada no final da última segunda-feira (22), proíbe agora em definitivo a troca de lâmpadas que não sejam originais do fabricante em veículos de todo o tipo. A medida reflete também nas trocas das lâmpadas por LED, atualmente muito utilizada como forma de melhorar a potência da luz e/ou estética.

De acordo com o inciso quinto da Resolução, “é proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante”. A reforma dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

A nova medida estabelece as características e especificações técnicas dos sistemas de sinalização, iluminação e seus dispositivos aplicáveis a automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhões tratores, ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques, novos saídos de fábrica, nacionais ou importados e dá outras providências.

Veja AQUI a resolução completa.

 

6 thoughts on “Contran proíbe substituição de lâmpadas nos faróis

  1. A pergunta é, vale para todos os veiculos usados e novos ou somente novos pois no primeiro artigo no final diz “novos saídos de fábrica, nacionais ou importados”. Não seria somente para veículos novos pois não menciona usados e em circulação?

  2. 5º É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.

    Esses vadios não tem mesmo o que fazer! Quer dizer, quem tem carro antigo, não tem direito a usufruir ao avanço da tecnologia. Sou contra o farol de Xenon, pois atrapalha outros motoristas. Mas lampadas de led que deixam o veículo mais visível? Fora os benefícios com durabilidade e estética! Deve ter alguma parada obscura para que se mantenha a venda dessas lampadas encandecestes. Afinal de contas, aqui é Brasil.

  3. O problema é que as pessoas não sabem usar a tecnologia, e fazem do carro uma verdadeira arvore de natal, tem farol verde, azul, amarelo, roxo, até vermelho já vi usando no farol… a lampada de led em faróis só são eficaz se o farol ter projeto, se não ela vira um xenon da vida que o povo instala em qualquer farol, o xenon também precisa de um projetor para não ofuscar quem vem no sentido oposto.

  4. Se usar a lambada alogina de mesma potência, ela pode ser branca ou somente amarela?
    Possuo a lâmpada nith breikg da osram homologada pela contran e fui multado.
    Pois falaram que e luz é branca.

Deixe uma resposta