SAÚDE

Dez cidades do Maranhão têm obras para ampliar leitos para coronavírus

Dez cidades maranhenses estão com obras em execução neste momento, tocadas pela Secretaria de Estado de Governo, para ampliar o… [ ]

1 de junho de 2020

Dez cidades maranhenses estão com obras em execução neste momento, tocadas pela Secretaria de Estado de Governo, para ampliar o número de leitos para pacientes com coronavírus.

São elas: Bacabal, Pinheiro, Santa Inês, Imperatriz, Barreirinhas, Presidente Dutra , Paço do Lumiar, Viana, Itapecuru e Pedreiras.

“Seguimos com obras em 10 cidades, de diferentes regiões, visando ampliar o número de leitos hospitalares de competência do Estado e também ajudando os municípios com ambulatórios regionais. Todos os dias a luta prioritária é contra o coronavírus”, afirmou o governador Flávio Dino.

São Luís, Imperatriz, Chapadinha e Santa Inês já têm funcionando ambulatórios exclusivos para pacientes de Covid-19.

A ideia dessas estruturas é evitar o agravamento dos sintomas. Com isso, há menos internações e, consequentemente, menor taxa de ocupação de leitos de UTI.

As obras feitas pela Segov nas dez cidades já estão sendo entregues. Elas incluem a ampliação de 40 leitos no Hospital de Pedreiras, a instalação de uma policlínica em Presidente Dutra, obras de finalização do Hospital de Itapecuru e ampliação nas instalações da UPA de Paço de Lumiar.

Mais de 1.500 leitos

O Maranhão chegou à marca de 1.538 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus na rede estadual de saúde. A expansão dia a dia dos leitos tem evitado o colapso do atendimento diante da curva ainda crescente no Estado – assim como ocorre em todo o Brasil.

Em março, o Maranhão tinha 232 leitos para a doença. Desde então, o número subiu quase sete vezes.

Apesar do crescimento do número de leitos, a situação continua preocupante, por isso é importante manter as medidas de isolamento social, que ainda é a principal arma contra o Covid-19.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!