Diminuem o número de homicídios em São Luís

São Luís e as cidades que formam a Grande Ilha, Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, tiveram as maiores quedas… [ ]

17 de dezembro de 2018

São Luís e as cidades que formam a Grande Ilha, Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, tiveram as maiores quedas no número de homicídios entre todas as capitais nordestinas e suas regiões metropolitanas nos últimos quatro anos. O levantamento é baseado em informações divulgadas pelas Secretarias de Segurança Pública de cada estado. João Pessoa não entrou no cálculo porque os dados mais recentes disponíveis são apenas do primeiro trimestre do ano.

Os homicídios caíram 62% na Grande Ilha na comparação entre 2014 e 2018. Como as estatísticas de dezembro ainda não estão concluídas, foi considerado o período de janeiro a novembro tanto em 2014 quanto em 2018. Em 2014, foram 832 assassinatos nas quatro cidades da Ilha. Já em 2018, caiu para 313. Uma queda de 62%. Das oito capitais e regiões metropolitanas do Nordeste pesquisadas, sete tiveram queda nos homicídios em 2018 na comparação com 2014. Apenas uma, Recife, registrou aumento.

Teresina, no Piauí, é a capital que mais se aproxima desse desempenho maranhense, com redução de 28% nos chamados Crimes Letais Violentos Intencionais (CVLI) entre 2014 e 2018. O CVLI é formado majoritariamente por homicídio, mas também inclui latrocínio e agressão fatal, ou seja, mortes violentas provocadas intencionalmente.

No caso de Teresina, foram levados em conta os períodos de janeiro a outubro para os dois anos, já que os dados de novembro ainda não estão disponíveis. Igualmente com queda de 28%, aparece Maceió, com dados atualizados até novembro referentes ao CVLI. Depois vem Natal, com queda de 26% e dados atualizados também até novembro.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!