Disponibilizada a versão digital do Calendário Forense 2018 do TJMA

O Calendário Forense 2018, com as datas oficiais e informações forenses do Tribunal de Justiça do Maranhão, já está disponibilizado… [ ]

17 de janeiro de 2018

O Calendário Forense 2018, com as datas oficiais e informações forenses do Tribunal de Justiça do Maranhão, já está disponibilizado no Portal do Poder Judiciário. Arquivos mensais em imagem já podem ser consultados on-line e o arquivo com as imagens para serem utilizadas como fundo da área de trabalho de computadores e notebooks já pode ser baixado.

Para acessar o Calendário, basta clicar no menu principal do Portal do Poder Judiciário em “Institucional – Calendário Forense”.

O Calendário 2018 do Judiciário maranhense é regido pela Resolução GP nº 64/2017, de 6 de novembro de 2017, após aprovação em Sessão Plenária Administrativa. O documento define os dias em que não haverá expediente no Judiciário do Maranhão, bem como os pontos facultativos e dá outras providências.

NOVO FORMATO – Neste ano de 2018, o design do calendário do TJMA apresenta algumas alterações, com o objetivo de modernizar e, principalmente, facilitar a leitura e identificação das informações, se tornando mais leve e funcional.

No novo layout, desenvolvido pela área de design da Assessoria de Comunicação do TJMA, a sequência de dias do calendário segue a importância para o trabalho forense, começando com a segunda-feira, o primeiro dia útil da semana, encerrando-se aos domingos. Os dias são separados por linhas finas, ao mesmo tempo que elas, um pouco mais destacadas, marcam a classificação dos grupos de dias por julgamentos realizados no TJMA: segundas e terças, Câmaras; quartas, Sessões Plenárias; quintas e sextas, Câmaras.

As informações mais detalhadas acerca das Câmaras e Sessões ficam dispostas, no novo formato, logo abaixo dos dias da semana, seguindo o Regimento Interno do TJMA: às segundas-feiras são realizadas as sessões isoladas da 3ª Criminal, 5ª Cível e 6ª Cível (nova câmara); às terças, 1ª Criminal, 2ª e 4ª Cível; na primeira e terceira quarta-feira, Plenárias Administrativas; segunda, quarta e quinta (quando houver) quarta-feira, Plenárias Jurisdicionais; às quintas-feiras, as isoladas da 2ª Criminal e 1ª e 3ª Cível; e às sextas-feiras, alternam-se as 1ª e 2ª Câmaras Cíveis Reunidas (primeira e terceira sexta) e as Criminais Reunidas (segunda e quarta sexta).

As mudanças trazem leveza ao layout, que anteriormente, identificava todas as sessões e câmaras por símbolos. Atualmente, os símbolos continuam apenas para sinalizar as sessões plenárias às quartas-feiras; as câmaras reunidas às sextas; e a realização da Seção Cível.

O espaço livre no layout da versão digital tem como propósito ser o local destinado à visualização dos ícones e atalhos utilizados na área de trabalho de computadores e notebooks, não poluindo visualmente a tela.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!