CULTURA

Divulgados finalistas do Festival de Música Timbira 80 anos

O Festival de Música Timbira 80 anos – Prêmio Cristóvão Alô Brasil divulgou a lista completa dos selecionados para a… [ ]

29 de novembro de 2021

O Festival de Música Timbira 80 anos – Prêmio Cristóvão Alô Brasil divulgou a lista completa dos selecionados para a etapa final do concurso. O evento celebra as oito décadas de fundação da Rádio Timbira, a mais antiga rádio maranhense em atividade. O objetivo do festival é fomentar a produção e difusão da música produzida por artistas maranhenses.

“É a melhor forma de homenagear a histórica identidade da Rádio Timbira, no curso dos seus 80 anos, com a cultura maranhense, além de abrir janelas de oportunidade para difundir a produção dos nossos talentos. O festival também é importante contribuinte para a renovação da bela e rica obra musical do nosso estado”, pontuou o diretor da rádio Timbira, Robson Paz.

O coordenador geral do evento, Josias Sobrinho, destacou a importância e o alcance do evento. “O festival foi muito bem recebido pelo setor criativo da música, de diversos gêneros, uma característica forte de nossa produção cultural. O festival prioriza o ineditismo das canções como forma de estimular a atualização do repertório da música popular e, também, dando visibilidade para artistas novos ou pouco conhecidos. E a divulgação em múltiplos meios vai propiciar a escolha da melhor música pelo gosto popular”, avaliou.

Foram escolhidas 12 músicas para a grande final. A seleção contou com uma comissão julgadora formada por jornalistas e radialistas que possuem larga experiência na área musical e atuação em veículos de comunicação e programas voltados ao tema.

As canções selecionadas foram ‘Ave avessa’, de Felipe Costa Cruz e Lara Moura; ‘Bem que vim’, Erasmo Dibel; ‘Ela é quilombola’, Well Matos; ‘Essa moça’, Lena Garcia; ‘Girassóis’, Chico Nô; ‘Ilha grande’, Thiago Fernandes e Samarone Jr.; ‘Melanina’, de Nato Silva; ‘Mestre Antônio Vieira’, de Carlos Cuíca; ‘Meu dom’, de Benedito Rosa, Andréa Frazão e Beto Silva; ‘Minha voz’, de Quirino e Joãozinho Ribeiro; ‘Nas águas do Maranhão’, de Zé Paulo Marchinhas; ‘Triste São João’, de Marconi Rezende e Zeca Baleiro.

Na grande final, serão seis músicas escolhidas com entrega de prêmios de mais de 30 mil em dinheiro. A festa de encerramento contará com apresentação das 12 finalistas, shows de Gildomar Marinho, Flávia Bittencourt e Fauzi Beydoun, na Concha Acústica Reinaldo Faray, Lagoa da Jansen, dia 18 de dezembro.

O Festival de Música Timbira 80 anos – Prêmio Cristóvão Alô Brasil recebeu, aproximadamente, 200 inscrições dos mais variados gêneros musicais. Todas as músicas selecionadas serão executadas no site do festival, na programação da rádio e pelo YouTube.

O evento é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Rádio Timbira e Secretaria de Estado da Cultura, e da Associação Cultural da Música do Maranhão, e apoio do Grupo Mateus, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!