SAÚDE

Doações de sangue no Hemomar podem ser agendadas durante o lockdown na Ilha

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), funcionará durante… [ ]

6 de maio de 2020

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), funcionará durante o lockdown, em São Luís, e nos municípios da Ilha. Para continuar recebendo voluntários, medidas foram adotadas em acordo com o Decreto nº 35.784, de 3 de maio de 2020.

Desde terça-feira (5), a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que gerencia o hemocentro, iniciou a oferta do serviço de transporte individual dos candidatos à doação, após a realização do agendamento por meio do número (98) 99162-3334. Antes, a van realizava o transporte de grupos de 5 a 6 pessoas, após agendamento, o que continuará funcionando durante o lockdown.

A coordenadora de captação do Hemomar, Frassinete dos Santos Araújo, chama atenção para a necessidade de as doações não serem interrompidas, já que a situação do estoque do hemocentro é crítica. “Precisamos intensificar a captação nesse período crítico que estamos vivendo”, alerta. Por causa da pandemia, a média diária tem sido de 55 bolsas de sangue por dia, bem abaixo das 300 necessárias para atender às demandas das unidades hospitalares.

“Estamos tomando todas as medidas de precaução; álcool em gel ao longo de todo o hemocentro; na sala de coleta, as cadeiras estão com distanciamento. Temos nossa tenda externa para evitar aglomerações. Estamos dentro dos padrões de segurança para o doador. Ele pode ir tranquilo”, assegura Frassinete dos Santos Araújo.

Critérios para doar sangue:

– Estar bem de saúde;
– Pesar acima de 50 quilos;
– Estar bem alimentado no dia da doação;
– Não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação;
– Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior à doação;
– Estar acompanhado por um responsável legal, caso tenha 16 ou 17 anos ;
– Levar documento oficial com foto.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!