SAÚDE

Drive-thru de vacinação do Governo em Paço do Lumiar imuniza idosos a partir de 60 anos contra Covid-19

Desde o início desta semana, o drive-thru de vacinação montado pelo Governo do Estado no estacionamento do Pátio Norte Shopping… [ ]

14 de abril de 2021

Desde o início desta semana, o drive-thru de vacinação montado pelo Governo do Estado no estacionamento do Pátio Norte Shopping está imunizando idosos que têm a partir de 60 anos e residem nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O serviço já imunizou mais de 5.194 pessoas, desde que foi iniciado em 29 de março.

O ponto de imunização, que começou com a vacinação de idosos entre 70 e 74 anos no último dia 29 de março, é resultado da parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O objetivo é acelerar o processo de vacinação nestes municípios, que fazem parte da Região Metropolitana.

Ao todo, 337 pessoas de 70 a 74 anos já foram beneficiadas, bem como outras 4.857 com idade entre 60 a 67 anos. Dos mais de 5 mil contemplados com a vacina contra a Covid-19, 3.246 são oriundos de Paço do Lumiar e outros 1.948, de São José de Ribamar.

A dona Rosilda Silva, de 60 anos, disse estar se sentindo mais tranquila depois de ter tomado a primeira dose da vacina. “Eu me sinto aliviada. Com a vacina eu estou mais segura, mas mesmo assim continuarei usando a máscara porque é a recomendação que temos recebido”, compartilhou.

Quem também recebeu a primeira dose foi a professora Lourdes Correia, de 61 anos. Segundo ela, o serviço está de parabéns. “Nota mil! Gostei! Só o fato de a gente não ter que enfrentar fila, nem ficar em pé, é maravilhoso”, afirmou.

O drive-thru de vacinação no estacionamento do Pátio Norte Shopping, na Estrada de São José de Ribamar, funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para a vacinação, devem ser apresentados documento de identificação com foto, o cartão do SUS, o cartão de vacinação e o comprovante de residência.

De acordo com o Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), serviço que gerencia o drive-thru, o foco está na ampliação. “O drive-thru é uma estratégia pensada pelo Governo do Estado para apoiar os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, que estão na Região Metropolitana de São Luís, mas possuem menos estrutura que a capital. O objetivo é ampliar a vacinação, dando mais oportunidade aos moradores com um posto a mais e com mais vacinadores”, afirmou.

Segunda dose 
No momento da aplicação da vacina, a pessoa também recebe um cartão de imunização indicando qual tipo de imunológico foi utilizado, bem como o dia em que deverá tomar a segunda dose. A pessoa que tomar a vacina CoronaVac ou AstraZeneca como primeira dose, deverá retornar ao mesmo ponto de vacinação, conforme o dia agendado para que a segunda dose seja aplicada.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!