Edivaldo empossa novos monitores de transporte escolar da rede municipal

O prefeito Edivaldo deu posse, nesta terça-feira (24), aos novos monitores de transporte escolar, aprovados e classificados no último concurso… [ ]

24 de outubro de 2017

O prefeito Edivaldo deu posse, nesta terça-feira (24), aos novos monitores de transporte escolar, aprovados e classificados no último concurso público realizado pela Prefeitura de São Luís, na área da educação. A nomeação dos profissionais integra o conjunto de ações desenvolvidas por meio do programa ‘Educar Mais’, visando à melhoria da qualidade do ensino e da infraestrutura escolar na rede municipal. A ação vai beneficiar diretamente a educação na zona rural da capital, região onde atua o serviço de transporte escolar. O ato de assinatura do Termo de Posse aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença do titular da pasta, Moacir Feitosa.

O prefeito Edivaldo ressaltou a importância do trabalho que será desempenhado pelos 39 profissionais recém-empossados. “Temos dado atenção muito especial à educação em nosso município, por meio de diversas ações que abrangem não apenas o ensino, infraestrutura das escolas, mas também ações relacionadas aos cuidados especiais que devemos ter com nossos alunos. Por isso estamos dando posse hoje a novos monitores de transporte escolar, por entendermos ser este um trabalho de suma importância. A presença destes profissionais garantirá mais segurança aos alunos durante o trajeto de ida e volta da escola e mais tranquilidade aos pais. “, afirmou Edivaldo.

Na solenidade, o prefeito lembrou que, na semana passada, mais 82 cuidadores escolares, aprovados também no último concurso público realizado pelo município, ingressaram na rede de ensino para reforçar a educação inclusiva e a atenção especial em sala de aula às crianças com deficiência. “Cuidar das pessoas é a principal meta da nossa gestão e para cumprir esse objetivo não medimos esforços, de maneira que os avanças na educação já podem ser sentidos pela população”, frisou o gestor.

“Com a inserção desses novos monitores, garantimos o direito de ir e vir das crianças com segurança, avançando mais um passo nos cuidados com nossos alunos da zona rural, ofertando esse importante serviço de apoio na sua condução. As crianças atendidas moram em comunidades distantes das unidades escolares em que estudam, portanto, o trabalho do monitor é de fundamental importância à garantia da sua integridade no transcurso. Além do mais, com esse serviço proporcionamos mais tranquilidade aos pais”, observou o secretário de Educação, Moacir Feitosa.

AÇÕES

O monitor de transporte escolar tem entre suas atribuições a responsabilidade em garantir a integridade física e moral de crianças e adolescentes no trajeto de ida e volta até a escola. Na estrutura escolar, suas funções correspondem às mesmas do inspetor de alunos.

Os monitores têm ainda noções de primeiros socorros, para que estejam prontos para qualquer incidente, assim como noções de relacionamento interpessoal, com habilidades para lidar principalmente com crianças.

O transporte escolar municipal atende de forma regular 8.934 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da zona rural da capital. Ao todo são 52 rotas, sendo 27 transportando 2.259 alunos da Educação Infantil e 25 rotas atendendo 6.675 estudantes do Ensino Fundamental.

CUIDADO

Um dos monitores de transporte escolar empossado na solenidade foi Glauber Dias, 29 anos. “O meu sentimento nesse momento é de grande alegria, não apenas por eu estar assumindo essa função tão importante na estrutura educacional, mas também por ver que a Prefeitura está valorizando o trabalho dos monitores”, disse.

“Estou imensamente feliz por ter sido chamada pela Prefeitura e assumo a função muito ciente do trabalho e da responsabilidade que terei de agora em diante. Cuidar de crianças requer muito compromisso e amor e isso eu tenho de sobra”, relatou Rosângela Rodrigues Cavalcante, 39 anos, que também tomou posse como monitora de transporte escolar.

“Assumir esse cargo é um dos momentos mais importante da minha vida. Estou grato por essa oportunidade em trabalhar numa área tão nobre que é cuidar de criança. Eu tenho filhos e sei da importância que é cuidar de crianças”, afirmou Audízio Guimarães, 32 anos, outro profissional que assumiu a função de monitor na solenidade desta terça-feira (24).

Também participaram da solenidade de posse dos monitores, os secretários municipais Mittyz Fabíola Carneiro (Administração), Pablo Rebouças (Governo) e José Cursino Moreira (Planejamento).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!