SAÚDE

Em solenidade virtual, governador Flávio Dino entrega novas unidades de saúde

O governador Flávio Dino entregou novas estruturas na saúde que vão somar na melhoria do atendimento e garantir ainda mais… [ ]

10 de setembro de 2020

O governador Flávio Dino entregou novas estruturas na saúde que vão somar na melhoria do atendimento e garantir ainda mais qualidade à rede pública estadual. Em solenidade no Palácio dos Leões nesta quinta-feira (10), transmitida pelas redes sociais do Governo do Estado, foram entregues à população a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Benedito Leite, a Policlínica do Cohatrac e o ambulatório de oftalmologia do Hospital Carlos Macieira. As obras são parte da série de ações de infraestrutura da gestão, marcando os 408 anos de São Luís.

O governador Flávio Dino pontuou o momento crítico enfrentado com a pandemia do novo coronavírus, mas que garantiu que não diminuiu os esforços da gestão para concretizar melhorias. “Ampliando a rede de hospitais regionais e macrorregionais, que foi vital para manter a vida e a saúde de milhares de pessoas nesse cenário. Intensificamos ainda mais o ritmo para a rede de saúde, em todo o Estado, com unidades reestruturadas e novas”, destacou.

“Estamos realizando uma verdadeira revolução no Maranhão, dia a dia, sendo perseverantes e entendendo que o segredo da boa gestão é a prioridade. E a saúde é um direito em si, essencial e prioritário. Largos segmentos da população recorrem crescentemente ao sistema único de saúde, que é o maior do planeta e do qual temos que cuidar, com seus problemas e virtudes, que são agora ampliadas no Maranhão, com essas obras realizadas. E que juntos tenhamos solidariedade com os profissionais da saúde”, ressaltou Flávio Dino. O governador reforçou, ainda, que este mês será inaugurado o Hospital da Criança, em Colinas; e ainda este semestre, as policlínicas em Santa Inês e Presidente Dutra.

Representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, a secretária municipal de Saúde, Natália Ribeiro, destacou a policlínica como “resultado de parceria exitosa da Prefeitura e Governo do Estado e será mais uma opção de atendimento de qualidade para a população, proporcionando mais quatro mil atendimentos por mês”. Durante a cerimônia, foi apresentado vídeo com as estruturas e depoimentos de profissionais que vão atuar nas unidades. As obras dão seguimento ao plano de ampliação e aprimoramento da rede estadual de saúde, realizada pelo Governo do Estado.

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade Benedito Leite conta com 10 leitos. A estrutura vai tornar possível o acolhimento de recém-nascidos que necessitem de atendimento de alta complexidade (leitos de UTIN). Antes, precisavam ser transferidos a outras unidades do Estado, e, agora, serão atendidos na própria maternidade. Na Benedito Leite são realizados, em média, 550 partos por mês.

A nova Policlínica do Cohatrac tem capacidade para oferecer atendimentos nas áreas de cardiologia, neurologia, gastrenterologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, ortopedia e alergologia. Ainda, diversos serviços diagnósticos por imagem, como ultrassonografia, raio x, vídeo laringoscopia, endoscopia, laboratório clínico e cardiologia diagnóstica com eletrocardiografia.

A unidade dispõe do Serviço de Pronto Atendimento 24h, com assistência médica em clínica geral e odontologia. Consultas serão feitas a partir de segunda-feira (14) por agendamento no Disque Saúde (3190-9091) ou aplicativo Viva Procon. A Policlínica do Cohatrac é a quinta inaugurada pelo Governo do Estado na capital. Há policlínicas nos bairros Vinhais, Cidade Operária, Diamante e Vila Luizão.

O ambulatório oftalmológico moderno e equipado implantado no Hospital Dr. Carlos Macieira, realiza exclusivamente cirurgias oftalmológicas. O serviço inclui atendimento pré-cirúrgico, cirúrgico e pós-cirúrgico. Para atendimentos no novo ambulatório, o paciente deve apresentar diagnóstico para degeneração macular relacionada à idade. Estes serão regulados por unidades de saúde para cirurgia oftalmológica para uma situação específica. A referência para os casos prossegue na rede municipal.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressalta que os novos serviços fazem parte da estratégia traçada pelo Governo do Estado para oferecer à população atendimento especializado e de alta complexidade na capital. “Fortalecemos a rede de assistência na capital para oferecermos serviços de qualidade a todos os maranhenses que precisarem. Essa é a nossa missão: trabalhar diariamente para que todos tenham acesso aos serviços públicos de saúde e, assim, salvar vidas”, destacou o secretário.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!